Crise moral deixa o PT fora do páreo para indicar o vice de Marcus

Campanha negativa sem sentido
O deputado federal Léo Brito (PT) – em quem não votei – anda sofrendo uma campanha injusta na rede social, sob o falso argumento que está “protegendo” o presidente da Câmara Federal, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB). Você só pode ser julgado pelo voto que der na Comissão de Ética, pela permanência ou saída de Cunha. E não houve votação alguma. Léo  mereceria os ataques se de fato, com toda a bandalheira provada contra o parlamentar do PMDB desse o seu voto pela sua permanência no mais importante cargo daquela Casa. Estão julgando e condenando o deputado petista por um ato que não praticou: o de votar.

Começa tomar corpo
Começa a dominar alguns setores importantes do PT o sentimento que a atual situação política do partido, envolto em crises, casos policiais, com o país em recessão, será improvável que o vice do Marcus Alexandre venha ser indicado pelos petistas, o tempo das vacas gordas passou.

Outro fora do barco
No programa “Tribuna Livre”, na TV-RIO BRANCO, o deputado Raimundinho da Saúde (PTN) reafirmou o que a coluna tinha dado: não estará na FPA nos municípios do interior. O PTN apoiará candidato do Vagner Sales, Iderley Cordeiro (PMDB), a prefeito de em Cruzeiro do Sul.

Posições independentes
Nas últimas sessões, o deputado Raimundinho da Saúde (PTN), mesmo sendo da base do governo, tem adotado posições independentes em relação ao governo, com críticas duras ao sistema de saúde, a ponto de considerá-lo estar na “UTI”, para delírio da bancada de oposição.

Malhadeira no PTdoB
O ex-deputado Gilberto Diniz, presidente do PTdoB, se cuide, estão jogando malhadeira no seu partido para tirar da sua órbita e levá-lo para a Frente Popular. É bom manter contato com a direção nacional para não ser apanhado de surpresa, porque os contatos já foram feitos.

Simpatia explícita
A fonte que me passou a informação garantiu ontem que o governador Tião Viana não vai se manifestar, até porque não é o momento, mas tem simpatia explícita por uma candidatura do deputado Ney Amorim (PT) a governador em 2018. Só terá que se viabilizar dentro do PT.

Combinou com o PT, artêmio?
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Artêmio Costa (sem partido) tem o seu nome alardeado pelo seu grupo político como “ungido” para ser o vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre, que disputará a reeleição. Já combinou com a cúpula do PT, Artêmio?

Apenas mal divulgada
A vereadora Lene Petecão (PSD) não tem sido uma vereadora omissa, não se acomodou no cargo, mas é mal divulgada. O que faz fica restrito às quatro paredes da Câmara Municipal de Rio Branco. E na política, quem não mostra o que fez não é lembrado pelo eleitor.

Só se cheirasse cola
A tese de que o deputado federal Raimundo Angelim (PT) bem que poderia ser o vice do prefeito Marcus Alexandre só seria possível se o Angelim cheirasse cola, mas como num cheira, não existe a mínima possibilidade de abandonar o parlamento por coisa nenhuma.

Uma mera ilação
É apenas uma a ilação, mas a se conferir no momento exato: se Tião Bocalon (DEM) não se candidatar a prefeito de Rio Branco, por razões familiares, a tendência é que apóie a candidata do PSDB, Socorro Nery.

Mais do que fortalecida
O deputado federal Werles Rocha (PSDB) diz que, com a desistência da candidatura do deputado federal César Messias (PSB), o seu candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso (PSDB), se fortalece e a polarização com Iderley Cordeiro (PMDB) lhe dará vantagem.

A política é dinâmica
O que é a política. Lula era até bem pouco um mito popular inquestionável. No último fim de semana, num ato do Movimento da Consciência Negra, em Salvador, levou uma grande vaia.

Difícil para o PSB
Com o petista Bira Vasconcelos liderando todas as pesquisas para a prefeitura de Xapuri, não há como o deputado Manoel Moraes (PSB) indicar o seu candidato para a cabeça da chapa.

Passagem antecipada
Se os candidatos da oposição não vierem para o debate na eleição para prefeito de Rio Branco com projetos alternativos concretos e viáveis, e repetir o nada presta, nada foi feito, acabaram com tudo, que predominou nas últimas eleições, é comprar passagem antecipada para a balsa.

Força financeira
A vereadora Janaina Furtado (REDE), candidata a prefeita de Tarauacá, terá como principais adversários não o debate de idéias, mas a máquina da prefeitura e a força financeira da família do prefeito Rodrigo Damasceno, que costuma funcionar na semana final da votação.

Festa natural
É natural que o governador Tião Viana prepare uma grande festa para o presidente Lula, com quem ele e o irmão Jorge Viana têm uma sólida e próxima amizade. Sem falar que como presidente, Lula liberou muitos recursos para o Acre e seus projetos.

Nada fora deste compasso
A próxima eleição para o Senado da República, com duas vagas, a tendência é que uma fique com o senador Jorge Viana (PT) e a outra com um candidato da oposição. Só numa grande zebra as  vagas ficariam com o mesmo lado político.

Parece cristalina
Uma situação parece cristalina na oposição pela disputa do Senado em 2018, será muito difícil que tenha apenas um candidato, porque Sérgio Petecão (PSD) disputará a reeleição, Márcio Bittar (PSDB) não esconde ser o Senado seu sonho e ainda tem de butuca o prefeito Vagner Sales (PMDB).

Definidora do futuro
O resultado da eleição para a prefeitura de Cruzeiro do Sul é que vai definir se no seu futuro está a disputa de cargos majoritários em 2018 – Senado ou Governo – tudo passa pela vitória do seu candidato a prefeito, Iderley Cordeiro (PMDB). Será o grande teste do prefeito Vagner.

Polarização certa
O deputado Jairo Carvalho (PSD) não minimiza a força política do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes (PP), e acha que o seu candidato Jorge Catalan (PP) é quem vai polarizar com o candidato a prefeito pelo PSD, André Maia.

Não pode menosprezar
E não é para menosprezar, o prefeito James Gomes (PP) tem a máquina e é muito forte no grande eleitorado rural. Senador Guiomard é um dos municípios com o maior número de ramais no Acre, onde se concentra um grande eleitorado. Por isso, Jorge Catalan (PP) tá no páreo.

Comandante de duas eleições
O governador Tião Viana já deu indicação que cumprirá todo o seu mandato, e assim comandará as eleições municipais e a eleição que escolherá o seu sucessor. Uma coisa é ele no comando, a outra seria a vice-governadora Nazaré Araújo, sem ter a sua experiência.

PPL na FPA?
O novo presidente do PPL, Caio, ligado à presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, mostra que não houve na prática o rompimento com a FPA, esteve presente na reunião presidida pelo governador Tião Viana do Conselho Político da coligação governista.

 Esperando apoio total
O deputado Josa da Farmácia (PTN) só aceitaria ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul se tiver a clara garantia de que a sua campanha será bancada financeiramente pela cúpula da FPA. É o que a coluna tem ouvido de políticos ligados ao parlamentar.

Apostando na surpresa
O ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) é um entusiasta com a candidatura da professora Socorro Nery (PSDB) à prefeitura de Rio Branco, acha que ela pode surpreender e crescer ao longo da campanha.

Piada de um petista
Perco um amigo, mas não perco a notícia. Conversava num grupo de jornalistas, quando entrou em discussão a questão da indicação do vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre e se nominou a possibilidade da indicação vir do PCdoB. Um dos presentes, disparou esta ironia: “Luis Carlos, o PCdoB já tirou uma vaga do Senado para o PT, com a vitória do Sérgio Petecão (PSD) sobre o Edvaldo Magalhães (PCdoB), tirou a segunda vaga do Senado, com a vitória do Gladson Cameli em cima da Perpétua Almeida (PCdoB) e pode tirar o Marcus da prefeitura se indicar o vice, tal é a maré de má sorte dos comunistas”. Esta disputa da vice ainda vai dar muito o que falar.

 

 

Compartilhar
Sair da versão mobile