O governador Sebastião Viana (PT), participa, em Belém (PA), do 12º Fórum de Governadores da Amazônia. O evento ocorre durante toda a sexta-feira, 20, e reúne os governos dos estados que compõem a Amazônia Legal.
Na capital paraense, os governantes traçam linhas de ações sobre diversos temas, como a crise econômica, a pactuação de uma agenda voltada à infância e a definição de estratégia dos estados da Amazônia para a Conferência do Clima (COP-21), informou o governo do estado.
A união entre os governadores do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins é exercício do protagonismo da Amazônia na promoção do desenvolvimento sustentável da região, que possui características únicas e diferentes do restante do país, o que exige soluções igualmente distintas no enfrentamento das dificuldades e no fomento da produção.
Ao final do evento, será criada a Carta Belém, com as propostas e compromissos firmados entre os estados participantes.
A Amazônia Legal Brasileira, formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins corresponde a 62% do território nacional e apresenta expressivas desigualdades. Na região com a maior população infantil no país, representando cerca de 35% da população, mais de 50% das crianças e adolescentes vivem abaixo da linha da pobreza.