A prefeitura de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, promoveu no último sábado (7), mais uma Mostra de Fanfarras no Vale do Juruá. O programa é uma iniciativa do Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo, que tem como objetivo avaliar o trabalho realizado pelos instrutores e alunos ao longo do ano.
A Mostra de Fanfarras contou com a participação de cincos escolas. O alunos das unidades de ensino D. Henrique Ruth, Flodoardo Cabral, Craveiro Costa, dos Desbravadores e do Sindicato de Fanfarras, apresentaram coreografias e dobrados, levando centena de pessoas ao local de apresentação.
Centenas de pessoas lotaram as dependências do Coreto da Praça Orleir Cameli, para prestigiar a atividade recheada de beleza plástica, brilho e muita competência dos instrutores e alunos que integram as fanfaras. O evento superou as expectativas iniciais dos organizadores.
O Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Aldemir Maciel, destaca a importância da presença do público e a dedicação mostrada pelo participantes envolvidos na atividade: “Foi uma noite de muita arte, cultura, educação e musicalidade que tivermos nessa Mostra de Fanfarras”.
Segundo Maciel, “são iniciativas como esta que fazem nossos jovens e adolescentes desenvolverem ações de cidadania e de se colocarem longe de tantos males existentes nos dias atuais. Quero parabenizar a todos pelo brilhante trabalho e belíssimas apresentações”, destaca.
Para o Secretário de Cultura, professor Zequinha Lima, o principal objetivo é não deixar morrer uma tradição que precisa ser incentivada em Cruzeiro do Sul, fazendo um resgate do período da história recente em que o município foi destaque regional e nacional em vários festivais.
“Queremos parabenizar a todos os instrutores que são os responsáveis pela revelação do talento e criatividade dos nossos alunos, aos gestores das escolas e claro ao público que veio prestigiar mais essa atividade promovida pelos gestores da área de cultura de nosso município”, finaliza Zequinha.