Novembro Azul: Ministério Público do AC adere campanha de combate ao câncer de próstata

unnamedO Novembro Azul é um movimento internacional que acontece durante todo este mês para alertar sobre o câncer de próstata, além de incentivar a população masculina a fazer exames preventivos. Em várias cidades, prédios e monumentos recebem a cor azul, que é o símbolo da campanha.

Mais uma vez, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) adere ao movimento, e nesta semana, o prédio-sede recebeu a iluminação especial.

Além disso, o MPAC elaborou uma programação, que inclui atividades para sensibilizar os homens não apenas sobre o câncer, como também sobre as demais doenças que atingem o público masculino. Membros e servidores irão se vestir de azul na próxima sexta-feira, 13.

“A campanha Novembro Azul é uma iniciativa nobre, que todas as instituições devem abraçar. Para nós, é importante conscientizar membros, servidores, assim como o cidadão, que diariamente procura os serviços do Ministério Público, sobre a prevenção, dizer que cuidados simples com a saúde podem evitar o câncer de próstata, que é o tipo de maior incidência entre os homens”, comenta o procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.

Prevenção
Uma pesquisa divulgada este ano pela Sociedade Brasileira de Urologia mostrou que 50% dos homens nunca foram ao urologista. Para os médicos realizar os exames recomendados são a melhor maneira de se prevenir contra este tipo de câncer.

Especialistas recomendam que homens acima dos 50 anos façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso haja histórico familiar. O ritual consiste no toque retal e no exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata, e o resultado dessa análise vai determinar o diagnóstico.

Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dores e sangramentos.

Compartilhar