Jogo de empurra-empurra sobre preço da gasolina tem que acabar

Uma brincadeira que está custando caro
O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) entrou ontem com requerimento para que sejam convocados à comissão do direito do consumidor da Aleac o secretário da Fazenda, Tinel Mansour, o representante dos revendedores de combustíveis, Delano Lima, representantes do MP e PROCON, para que acabe com o jogo de empurra-empurra pelos dois aumentos num mês do preço do combustível. Delano e Tinel trocam responsabilidade. E no bojo da discussão deverá entrar uma denúncia do deputado Jairo Carvalho (PSD) de que a Fazenda estadual está forçando a ELETROBRÁS a aumentar o cálculo da alíquota do ICMS, o que encareceria a conta de luz. Meu bom Tinel Mansour, famoso “mão de tesouras”, não se pode tirar o couro dos acreanos para pagar a conta da incompetência do governo Dilma. A acareação, pois, é válida.

O debate é político
O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) usa o mandato parlamentar como deve ser usado, trazendo para dentro da Assembléia Legislativa o debate político sobre o que aflige o povo.

Cabe é urgente
Foi um ato que salva vidas, o do governador Tião Viana ao entregar ontem em uma solenidade, os novos remédios de ponta no combate à Hepatite C. No contexto entra bem a sugestão do deputado Heitor Junior (PDT) de ampla campanha de mídia de doação de órgãos.

Excelente gestão
Há um setor na Saúde que funciona sem problemas: o SAE, que tem como gerente Edna Gonçalves. Por isso não se escuta críticas dos políticos pelo atendimento aos pacientes.

Primeiros alunos
O deputado Jairo Carvalho (PSD) quer implantar no currículo da rede pública de ensino a disciplina “Política, Politicagem, Corrupção”. Boa idéia, desde que os primeiros alunos sejam os integrantes da classe política.

Convenção regional
O PMDB faz amanhã a eleição para a nova executiva regional, devendo permanecer na presidência o deputado federal Flaviano Melo (PMDB). Vai terminar numa carneirada pelo aniversário do Pádua Bruzugu, uma espécie de faz tudo dentro do PMDB.

Foi uma praga disfarçada, zen?
Após ouvir críticas da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) de que o DEPASA não perfurava os poços prometidos no ramal Pirã de Rã, o deputado Daniel Zen (PT) foi nada sutil: “26 poços já foram abertos, espero que a colega quando andar por lá não caia em um deles e se machuque”. Foi uma praga, Zen?

Papagaio come milho, periquito leva a fama
Há pouco mais de 1 ano sumiram 25 toneladas de milho de um silo da SEAPROF. Agora sumiram 600 toneladas de um silo de Brasiléia da SEAP, que estava sob a gerência da COPERGRÃO. Como se furta toneladas de milho sem a participação de funcionários?.

No velho chavão
Não é de se admirar se a explicação das autoridades for a que o caso está “sob rigorosa investigação”, que é a maneira eufêmica de se dizer que o sumiço não será resolvido.

Cabe na cabeça de quem?
Meu caro secretário de Segurança, Emylson Farias, cabe na cabeça de quem, que a entrada de maconha, celulares, vídeo-game, no presídio acontece sem a participação de funcionários do sistema? Eis um assunto para a boa Juíza Luana Campos esmiuçar numa investigação.

Deve ter tomado um rapé
Depois do pronunciamento de ontem na Aleac do deputado Jenilson Lopes (PCdoB), sobre o direito dos índios, passou a impressão que a comunidade indígena foi descoberta pelos comunistas. No mínimo ainda está sob o efeito do rapé da bela festa dos Ianawás.

Sibá no ufc
Depois de ver a cena do deputado federal Sibá Machado (PT) esbravejar contra manifestantes críticos da presidente Dilma nas galerias da Câmara Federal, prometendo “sair no pau” com os presentes, a dedução é que está num lugar errado: lugar de valente é no ringue do UFC.

Como não ter transtornos?
Deputados da oposição têm que se patrulhar antes de fazer críticas. Quando se está executando obras é natural o transtorno, não cabe assim as críticas pelos serviços do DEPASA no Residencial Santo Afonso e em outros locais da cidade.

Fica difícil apoiar
Uma figura importante do PT me disse ontem que se no próximo ano o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, continuar com alto patamar de rejeição – na última pesquisa chegou a 70% – terá que ser convencido a desistir da reeleição para um melhor colocado na FPA.

Atitude política burra
O mínimo que se pode dizer da ação da deputada Leila Galvão (PT) em conseguir que o DERACRE recupere ruas de Brasiléia, de alçada da prefeitura, na véspera de uma eleição municipal, é que no mínimo foi uma atitude política burra. A prefeitura vai reivindicar o mérito.

É o que espalharam
Segundo uma fonte de Brasiléia, a turma do ex-prefeito Aldemir Lopes (PMDB), já espalha que a deputada Leila Galvão (PT) só agiu junto ao DERACRE, por a sua família morar na Avenida Marinho Monte. É o que dá não pensar antes no passo político a ser dado.

Dedo do Ney Amorim
A candidatura da publicitária Charlene Lima (PV) tem o dedo do deputado Ney Amorim (PT) que a incentivou em colocar o seu nome na disputa pela prefeitura de Sena Madureira. As pesquisas estão mostrando que sua aposta deu resultado.

Nome na mesa
O empresário Francisco Moreira (PSB) diz que não se trata de imposição, mas que o seu nome estará à disposição da cúpula da FPA para formar na chapa da vereadora Fernanda Hassem (PT) como seu vice, na disputa pela prefeitura de Brasiléia. É um nome respeitável para vice.

 Nem a coca-cola
Até multinacional Coca-Cola promoveu demissão de funcionários de sua unidade no Acre. Demissão é a palavra que se ouve rotineiramente quando se conversa com empresários.

Aprender de uma vez por todas
Os deputados que fazem críticas sobre a melhoria de ramais devem aprender de uma vez por todas que a responsabilidade pela recuperação de ramais é das prefeituras e não do governo.

Ainda assim é forte
Ainda que se concretize o apoio do grupo do senador Sérgio Petecão (PSD) à candidatura de André Maia (PDT) a prefeito de Senador Guiomard, a polarização vai acontecer com o candidato do prefeito James Gomes, Jorge Catalan (PP), por causa da máquina da prefeitura.

Sem mel e nem cabaça
O vereador Ney do Miltão (PRB) precisa avaliar bem a sua candidatura a prefeito de Senador Guiomard, a sua eleição para prefeito é imponderável e a sua reeleição é bem mais acessível.

Acertou em cheio
O governador Tião Viana acertou em cheio na nomeação da ex-vice-prefeita Solange Pascoal para a gerência do Hospital de Senador Guiomard. É competente e uma política respeitável.

Fora da disputa
O ex-deputado Astério Moreira foi procurado por dois dirigentes de partidos esta semana para que fosse candidato a vereador. Agradeceu e disse que candidatura em 2018 está descartada.

Não se inventa
Diz uma máxima da política que candidatura majoritária não se inventa de última hora. A FPA está retardando muito a definição de um nome para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Fora o deputado federal César Messias (PSB), o único que escapa é o deputado Josa (PTN).

Nada dispostos
O problema é que o deputado federal César Messias (PSB) não quer nem discutir a hipótese de ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul e o deputado Josa da Farmácia (PTN) não mostrou até o momento uma disposição. Sem ambos a FPA fica sem um nome de densidade eleitoral.

Caminho aberto
Com a fraca gestão do prefeito Tonheiro (PT) o caminho está aberto para que a candidatura de Zilmar Rocha (PP) se torne altamente competitiva na eleição para a prefeitura do Bujari.

Os votos fantasmas do Juruá
Os dirigentes do MDA começaram a campanha com uma projeção que o candidato a governador Flaviano Melo (PMDB) teria 18 mil votos no Juruá, o que praticamente asseguraria a sua vitória sobre o candidato Jorge Viana (PT), que estava no auge da popularidade e o PT ainda não era o protagonista das grandes bandalheiras nacionais, era a chamada “onda vermelha”. O ex-deputado federal Osmir Lima, que conhece tudo do Juruá, numa reunião do MDA fez a seguinte pergunta: “de quem é a projeção de 18 mil votos?”. Do César Messias e do Deda, responderam. Osmir deu uma risada e completou: “podem esquecer os 18 mil votos, esta dupla sempre faz previsões 100% acima da realidade”. Dito e feito, Jorge Viana deu um banho nas urnas.

Compartilhar
Sair da versão mobile