Sebastião e Rodrigo participam do festival Yawa 2015, na Aldeia Esperança, em Tarauacá

Em sua 14ª edição, o Festival Yawa 2015, na aldeia Esperança em Tarauacá, começou no último dia 24 e termina no dia 31 deste mês.

unnamed

A festa é a mais famosa de uma etnia indígena do Acre. Centenas de pessoas de países da Europa, Ásia, America Central e do Norte, de países vizinhos e de outros Estados participam do evento.

O festival também é famoso por receber artistas e políticos. O governador Sebastião Viana e o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, que não perdem uma edição, estiveram este ano na aldeia Esperança participando da abertura do festival. O deputado Jenilson Leite, também compareceu. Eles andaram quase dez horas de barco pelo estreito e raso rio Gregório para chegar até a aldeia.

Convidados vips do cacique Bira Vasconcelos, líder da aldeia Yawanawá, governador, prefeito e deputado ficaram à vontade durante o tempo que estiveram entre o povoado. Participaram dos rituais indígenas, caminharam pelas trilhas no meio da floresta (abraçaram uma enorme Samaúma) e tomaram banho no rio.

Para falar sobre o que representa o festival Yawa, o prefeito Rodrigo Damasceno, postou em sua fanpage um pequeno texto de Paulo Coelho:

“O guerreiro da luz aprendeu que Deus usa a solidão para ensinar a convivência. Usa a raiva para mostrar o infinito valor da paz. Usa o tédio para ressaltar a importância da aventura e do abandono. Deus usa o silêncio para ensinar sobre a responsabilidade das palavras. Usa o cansaço para que se possa compreender o valor do despertar. Usa a doença para ressaltar a benção da saúde. Deus usa o fogo para ensinar sobre a água. Usa a terra para que se compreenda o valor do ar. Usa a morte para mostrar a importância da vida.”

unnamed (1) unnamed (2) unnamed (3)

Compartilhar
Sair da versão mobile