Sebastião Viana não será candidato a uma das vagas do Senado

O  governador Tião Viana não será candidato a uma das vagas do Senado e nem a deputado federal em 2018, como vinha sendo especulado nos meios políticos. A coluna teve acesso ontem a uma informação privilegiada de que, ele deverá cumprir o mandato até o último dia, seguindo o mesmo caminho do irmão, senador Jorge Viana (PT), quando foi governador. Com isso, Tião Viana quer comandar pessoalmente a campanha para o seu sucessor, o que é muito mais consistente estando no poder. Em 2018 não haverá ninguém da família Viana disputando o governo. Jorge Viana disputará a reeleição de senador e Tião Viana é impedido juridicamente de buscar um novo mandato. Este é um problema sobre o qual o PT terá que se debruçar, que nome lançar para manter a hegemonia de 20 anos no poder, no Acre? Uma boa dúvida.

Esperando a benção
O prefeito de Manuel Urbano, Ale Anute, que deixou o DEM, me disse ontem estar “90% amarrado” para se filiar ao PV. Confirmou que tem conversa marcada com o deputado Nelson Sales (PV), mas o que vai balizar a sua entrada ou não no partido será uma audiência com o governador Tião Viana, de quem exigirá compromissos de ajudar a sua administração.

Pior prefeito do acre
Politicamente, a vinda do prefeito Ale Anute para o PV, um, partido da Frente Popular, mas de que uma conquista é um abacaxi a ser descascado. Alé é considerado na atualidade como o pior prefeito do Acre. Manuel Urbano lembra uma cidade que sofreu um bombardeio.

Falou grosso
O calado deputado Nicolau Junior (PP) se encasquetou ontem e disse que o PP tem que ser protagonista e não coadjuvante na eleição para a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Quer uma pesquisa na oposição e defende o professor Zequinha (PP) como candidato a prefeito.

Tem que discutir
Nicolau Junior não gostou da entrevista do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, que lançou a chapa Iderley Cordeiro (PMDB) a prefeito e Zequinha Lima (PP) vice. “O Zequinha se filiou ao PP para ser candidato a prefeito e não a vice, se não for ele, serei eu”, ameaçou Nicolau, que se sentiu desprestigiado ao não ser consultado, sendo o presidente do PP.

Enfim, uma boa notícia
O senador Jorge Viana (PT) anunciou a liberação de 533 mil reais para as obras do SHOPING POPULAR da PMRB, que estava andando devagar por falta de recursos. Enfim, uma boa notícia.

Para não se comemorar
É uma notícia para não se comemorar. O ícone evangélico da intolerância religiosa, do extremismo contra as minorias, Pastor e deputado federal Marco Feliciano, está vindo pregar no Acre. Quero saber onde será a pregação para passar bem distante.

Tendência natural
Ao divulgar uma NOTA que, contestava a versão da direção nacional do PSDC sobre a suposta tentativa do governador Tião Viana de mudar a direção regional, o ex-presidente José Afonso praticamente selou a sua queda. Foi neste vácuo que entrou o deputado Eber Machado (PSDC) para ficar com a presidência do partido, troca prevista esta semana pela coluna.

Afastamento natural
Como optou em acreditar na versão da direção nacional sobre o episódio, o deputado Eber Machado (PSDC) decretou o seu afastamento do governo. Me disse ontem que não recebeu a orientação, mas crê, que será compelido pelo presidente José Emayel  a romper com o PT. O argumento é que o Acre é o único Estado onde o PSDC se mantém apoiando o PT.

Fora do barco
O ex-vice- presidente do PSDC, Osmir Lima, descarta qualquer possibilidade de continuar filiado no partido e acredita que o ex-presidente José Afonso seguirá o mesmo caminho. Ambos estão sem clima de seguir militando, porque foram depostos sem uma comunicação.

Fortalecer a “Frente Alternativa”
Uma das metas do novo presidente do PSDC, deputado Eber Machado, e fortalecer a combalida e desacreditada “Frente Alternativa”, bloco de seis partidos nanicos que tem como fim colocar o PT na parede e indicar o vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre.

Como vou acreditar?
Expliquei ontem a um bom amigo da falida “Frente Alternativa” porque não levo o movimento a sério. E expliquei: quem tem a mulher, filhos, genros, mãe, irmãos em diretorias e outros cargos de confiança no governo e prefeitura tem condição de se declarar independente?.

Onde estão os tratores, secretário nil?
Secretário Nil Figueiredo, os tratores da SEAPROF, que são para servir os agricultores estão ou não a serviço da ACREAVES, uma empresa particular? Se não estão diga logo, mas se estão, convenhamos, é uma bruta de uma imoralidade, porque são máquinas para o serviço público.

E-mail pipocando
O meu e-mail está pipocando denunciando o caso e o senhor tem a obrigação de esclarecer se é mentira ou é verdade, não pode é simplesmente dar o calado como resposta.

Um fato parecido
Quando a deputada Leila Galvão (PT) era prefeita de Brasiléia, cedeu carros da prefeitura para a ACREAVES, fato que acabou sendo denunciado e ela teve que voltar atrás. Só me lembro de uma empresa tão beneficiada pelo poder público, a falida BONAL, do empresário José Alves.

Bom debate
Gosto de receber e-mail do presidente do PPL, Luiz Carlos Assis, porque sabe fazer a leitura política. Mandou um arrazoado de razões na defesa da “Frente Alternativa”, mas vou me ater a um ponto: “indicar o vice do Marcus Alexandre”. Vejo como sonho, o tempo responderá.

Tem que viajar mesmo
O governador Tião Viana faz praticamente uma ponte aérea entre Rio Branco e Brasília, na busca de liberar 200 milhões de reais ao Estado, atingido seriamente pela crise econômica nacional, que tem como protagonista a presidente Dilma. Tem que viajar mesmo.

Quero ver como vai ficar
Se nas pesquisas o ex-PCdoB Zequinha Lima, hoje no PP, aparecer melhor situado que o ex-deputado federal Iderley Cordeiro (PMDB) para a prefeitura de Cruzeiro do Sul, o prefeito Vagner Sales encampará a candidatura Zequinha? É a pergunta que fica nesta briga.

Bate-pronto
Quando questionado na última reunião de deputados o motivo de tanto privilégio de espaços no governo para o PCdoB, o governador Tião Viana respondeu: “a Perpétua Almeida me deu 80 mil votos”. O deputado Raimundinho da Saúde (PTN), contraditou: “mas em compensação o PCdoB já tirou duas cadeiras de senador do PT”. Em suma: o PT perdeu mais do que ganhou.

Ainda é o nome mais forte
Vendo uma pesquisa interna ainda a ser divulgada sobre a disputa eleitoral pela PMRB, o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) ainda aparece como o melhor posicionado dentro da oposição. Mesmo não sendo candidato, Bittar continua o nome mais forte na Capital.

Vai que é tua, eavandro!
Agora é oficial, o colunista político Evandro Cordeiro será candidato a vereador de Rio Branco pelo PSDC. Empolga sempre que vejo um nome qualificado disputando um mandato político, porque é uma esperança de deixar os medíocres fora do parlamento. Vai que é tua, Evandro!

Não tira a candidatura
O deputado federal Werles Rocha (PSDB) diz que não há qualquer pressão política que o faça retirar a candidatura de Henrique Afonso (PSDB) para a prefeitura de Cruzeiro do Sul. O prefeito Vagner Sales pode ficar certo que o PSDB terá candidato a prefeito no município, diz.

Relações esgarçadas
As relações entre o PMDB e o PSDB estão esgarçadas em Cruzeiro do Sul. O presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha (PSDB), vem acusando o prefeito Vagner Sales (PMDB) de investir na retirada de quadros do PSDB.

O PMDB que conheço
Não existe nada mais fisiológico na política brasileira do que o PMDB. Ameaçou brigar com a presidente Dilma, acabou ganhando dois ministérios e voltando a ser aliado. Depois da morte de Ulisses Guimarães, o PMDB virou um mercado persa, onde leva quem der mais.

Baixaria na fronteira
O clima político na fronteira é de baixaria, mas já se sabe quem são os autores, que têm o DNA do velho cacique, que como sempre continua agindo na sombra. Isso ainda vai dar merda.

Alvo central
Mesmo não sendo candidato, o prefeito de Senador Guiomard, James Gomes (PP), será o alvo principal na campanha para a prefeitura do município, pela informação que tenho se prepare para ataques virulentos dos adversários. Tudo leva na direção de uma campanha baixo nível.

Os jabotis do kalume
O ex-deputado federal Francisco Diógenes (PDS) era um gozador nato e não deixava de transformar qualquer situação numa piada. Estava certo dia em uma roda política em que se discutia a administração do prefeito Jorge Kalume, com o grupo dividido entre prós e contra. Chamado a dar a sua opinião, Diógenes não se fez de rogado: “o Kalume é tão competente e atencioso, mas tão competente e atencioso, que se lhe derem dois jabotis para administrar, deixa os dois fugir”. A gargalhada foi geral.

 

 

Compartilhar
Sair da versão mobile