O prefeito Marcus Alexandre mantém audiências em Brasília nesta terça-feira, 15 de setembro, em busca de apoio para pagamento de obras em andamento e medições já realizadas em Rio Branco. As audiências ocorrem um mês depois de o prefeito ter visitado vários ministérios com o mesmo propósito. Nesta série de audiências, Marcus Alexandre avaliou o andamento de outros projetos importantes: no Programa Calha Norte, no Ministério da Defesa, tratou da aprovação de ações como a drenagem e urbanização do Jardim São Francisco e no bairro da Capoeira.
No Ministério da Educação, o secretário nacional de Articulação entre os Ensinos, Binho Marques, e assessores acompanharam Marcus Alexandre no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) onde o prefeito de Rio Branco tratou da continuação das obras em andamento das creches e a aprovação de recursos para a recuperação de nove escolas que foram atingidas pela cheia do Rio Acre em 2015. “Ficou assegurado que até sexta-feira, 18, o Fundo autoriza a licitação desses projetos para que as obras iniciem no período das férias escolares e assim não haja prejuízo para os estudantes”, disse Marcus Alexandre. Outro pedido do prefeito nesta audiência, foi para a agilização dos repasses das obras das creches, que em outubro a Prefeitura de Rio Branco entregará a unidade do Conjunto Andirá.
O prefeito Marcus Alexandre que também é presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), participou de agenda no gabinete do senador Jorge Viana onde estiveram presentes o deputado Raimundo Angelim, coordenador da Bancada Federal e o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, para tratar da situação dos municípios frente as dificuldades financeiras pela qual os municípios estão passando. Somente este mês à queda nos repasses constitucionais foi de 33%. Nesse contexto, discutiu-se o apoio dos parlamentares federais em favor dos projetos que estão em fase de aprovação e a liberação dos recursos de obras já licitadas.