O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre Viana, participou nesta terça-feira, 25, da festa em comemoração aos 71 anos da Rádio Difusora Acreana. O evento aconteceu na sede da emissora, na rua Benjamin Constant e contou com a presença dos servidores da rádio.
O programa Espaço do Povo, da radialista Nilda Dantas, foi apresentado na parte externa da emissora, debaixo da mangueira onde funcionários da RDA costumam se reunir.
“A Difusora é um dos principais meios de comunicação do Estado. É uma rádio que chega em todos os lugares e que tem nos ajudado muito com campanhas de vacinação, esclarecimentos, e durante a alagação este ano foi muito importante na prestação de serviço informando sobre os desligamentos da rede de energia e através de outros serviços à sociedade acreana”, disse o prefeito, que participou do programa dirigido por Nilda Dantas. A secretária de Comunicação do Estado, Andréa Zílio, também participou do evento. O governador Sebastião Viana cumpre agenda em Brasília.
Apelidada pelo locutor Índio do Brasil de a “Voz das Selvas”, a Difusora Acreana AM foi fundada em 25 de agosto de 1944, no governo de Silvestre Coelho.
A “emissora do povo” teve seu primeiro estúdio instalado no antigo Instituo Getúlio Vargas. No dia 07 de agosto de 1944 aconteceu a primeira transmissão em caráter experimental. Já as instalações atuais, na rua Benjamin Constant, centro de Rio Branco, foram inauguradas no dia 1 de maio, em 1949.
Pela Rádio Difusora passaram nomes conhecidos da comunicação acreana, como: Estevão Bimbi, J. Conde, Mota de Oliveira, Delmiro Xavier, Jorge Cardoso, Luiz Carlos (Piriquitão), Compadre Lico e Campos Pereira (esses já falecidos). Outros que até hoje estão em atividade ainda fazem parte dos quadros da emissora: Nonato Cruz, Nilda Dantas, Zezinho Melo, M. Costa, estão entre os mais antigos da rádio.