O prefeito Marcus Viana mantém audiências em Brasília nesta sexta-feira, 14 de agosto, em busca de apoio para a recuperação e contenção de áreas de desbarrancamentos das margens do Rio Acre, como o Calçadão Raimundo Escócio e os bairros da Base e Seis de Agosto. Esta é a quarta audiência realizada este ano no Ministério da Integração para tratar desse projeto.
A primeira audiência desta sexta-feira ocorreu no Ministério da Integração, onde Marcus Alexandre tratou do projeto que propõe a execução de ações voltadas para a reconstrução do trecho danificado pela enchente história do Rio Acre deste ano. Nesta etapa as áreas contempladas são as do Calçadão Raimundo Escócio e dos bairros da Base e Seis de Agosto, obras que tem o propósito de reduzir o risco nas áreas afetadas. Todas as audiências e ações de apoio ao trabalho do prefeito em Brasília foram articuladas pelo gabinete do senador Jorge Viana, vice-presidente do Senado da República.
Os comerciantes do Calçadão Raimundo Escócio, no Centro, esperam ansiosamente pela intervenção nessa área, uma zona de comércio tradicional de Rio Branco. “Estamos agilizando o andamento desses projetos para aproveitar o verão. Durante o inverno fica mais difícil executar essas obras”, disse o prefeito.
O Ministério da Integração garantiu que até o final de agosto enviará à capital técnicos para avaliar os danos e realizar o diagnóstico exigido pelo governo federal para conceder os repasses de recursos. Depois disso, os convênios devem ser assinados e os recursos devem ser liberados até o fim de setembro. Aos técnicos do Ministério da Integração o prefeito apresentou dados atualizados da situação, além de relatório fotográfico e mapas com foco nos projetos em questão.
A cidade de Rio Branco tem outras áreas preocupantes e que recebem atenção da Defesa Civil. A região da Rua Boulevard Augusto Monteiro no bairro Quinze, que também sofre com os desbarrancamentos do Rio Acre, tem o projeto de recuperação em andamento junto ao Projeto Calha Norte do Ministério da Defesa. Esse projeto conta recursos apontados por emenda parlamentar do senador Sergio Petecão.
O Calçadão Raimundo Escócio, está localizado na região Central de Rio Branco, e conecta ao Calçadão da Benjamim Constant. Na grande alagação deste ano, o aguaceiro fez sérios estragos e deixou um rastro de prejuízos a 380 feirantes, camelôs e lojistas, segundo levantamento do Sindicato dos Camelôs e Feirantes de Rio Branco (SINCAFE). Na região do Raimundo Escócio os desbarrancamentos causam prejuízos e transtorno, mas a luta da Prefeitura de Rio Branco é correr contra o tempo e não esperar o inverno para começar a recuperação das áreas prioritárias.