Dezenas de professores fecharam na manhã de hoje a Ponte da União, em Cruzeiro do Sul, acesso entre a cidade e a BR-364. Na manifestação, os grevistas usaram um carro de som. Os dois lados da ponte foram interditados pelos manifestantes.
Os professores continuam reivindicando reajuste de 25%, antecipação para este ano do pagamento da VDP (verba que funciona como um 14º salário), que estava prevista para 2016 em acordo coletivo, e a aplicação do piso funcional para os professores e funcionários dos cursos profissionalizantes.
Em Rio Branco, até o começo da semana, a categoria vinha organizando um protesto simbólico para hoje, dia da Revolução Acreana. Porém, a possibilidade de uma negociação com o governo surgida ontem esfriou os protestos na capital e o sindicato da categoria resolveu dar uma trégua, pelo menos por enquanto.
“Hoje é o dia em que o sindicato está buscando uma negociação e uma proposta que será enviada ao governador para que amanhã a gente decida se a greve vai ou não continuar”, disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre, Rosana Nascimento.