Aquino Lopes nega irregularidade do goleiro do Rio Branco

Com a derrota para o Rio Branco, por 2 a 1, no domingo (2), o VEC pretende recuperar agora os pontos perdidos no tapetão. O Lobo do Cerrado, através do diretor José Natal, alega irregularidade na escalação do goleiro Gabriel Carvalho, de 15 anos. O arqueiro atuou quase meia hora de jogo, após a expulsão do goleiro alvirrubro Roger. O dirigente rondoniense espera que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresente denuncia contra o clube acreano. Caso não ocorra essa manifestação da entidade futebolística, o clube rondoniense promete apresentar denunciar do caso no Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD).

Na manhã desta segunda-feira (3), o presidente da Federação de Futebol do Acre, Antonio Aquino Lopes, atendeu a reportagem do Jornal Opinião. De acordo com ele, não existe irregularidade por parte do clube acreano. Lopes explicou que é permitida a inscrição de cinco jogadores amadores por cada clube participante das competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (séries A, B, C e D), onde o atleta pode ter idade entre 15 a 20 anos.

– Na semana passada, a pedido do Rio Branco, fiz a consulta a respeito da inscrição do goleiro Gabriel. O diretor de competição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Manoel Flores explicou que não existia irregularidade na inscrição do jogador, pois o ele estava sendo regularizado como atleta amador, não profissional, explicou Aquino Lopes.

Presidente do TJD-AC não vê irregularidade

Outro a se pronunciar favorável a escalação do atleta acreano Gabriel Carvalho diz respeito ao presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Acre (TJD-AC), Giordano Simplício Jordão. Segundo ele, a Lei Pelé veda a participação de atletas não profissionais com mais de 20 anos em competições profissionais. Quando o atleta tem entre 14 e 20 anos, a lei possibilita que ele receba auxílio financeiro do clube, sob a forma de bolsa de aprendizagem com contrato formal. Portanto, segundo Simplício, com menos de 16 anos, o atleta não pode assinar contrato profissional, mas pode jogar como não profissional (no caso de Gabriel, amador), comentou ele para o site globoesporte.com

Próximo jogo

O Rio Branco retorna a campo no próximo domingo, às 16h, quando vai a campo enfrentar o Náutico, em partida programada para o estádio Ribeirão, em Boa Vista-RR. O confronto será de portões fechados por orientação da CBF.

Compartilhar