CRC/AC repudia “discriminação” de professor contra profissionais da Contabilidade

O Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC/AC) condenou as afirmações de que “[…] qualquer contador de esquina sabe realizar manobras contábeis para mascarar desvio de finalidade. […]” feitas Edinei Muniz ao site de notícias, ac24horas, na terça-feira (21). A entidade ainda divulgou nota repudiando o tratamento dado aos profissionais durante o comentário do agressor que queria atacar o governo do Estado, argumentando que existem recursos para o pagamento dos professores.

Para o presidente do CRC, Marcelo França, o termo pejorativo demonstrou a pouca ou nenhuma consideração por uma das profissões mais antigas da humanidade e que sempre colaborou para uma sociedade mais justa.

O Conselho ainda reafirmou que os profissionais da Contabilidade prezam por valores éticos, atendendo o setor público e o setor privado com excelência.

“É preciso lembrar a esse senhor que a história recente demonstra que não há envolvimentos de contadores nos escândalos de corrupção”, respondeu Marcelo França.

O representante do CRC informou que as normas contábeis internacionais que estão sendo aplicadas ao setor público garantem maior transparência nas gestões, podendo apresentar demonstrativos contábeis e outras peças contábeis que possam incluir os patrimônios e suas depreciações, mostrando a real situação dos recursos utilizados pelo bem comum.

“É preciso lembrar que o profissional de Contabilidade também é um cidadão, que paga impostos, que também reivindica que os recursos sejam aplicados de forma correta e que reivindica a transparência das gestões. É lamentável ver que um cidadão, que quer se mostrar instruído, acabe distorcendo a verdadeira função do profissional da Contabilidade”, detalhou.

Compartilhar