O debate da ALEAC, nesta terça, 7, girou em torno da greve dos professores e servidores da educação no Acre. Os deputados governistas chegaram a insinuar que os sindicalistas do SINTEAC estariam agindo de má fé ao afirmarem que o Governo do Estado não está dialogando com os grevistas. A base do PT exalta os avanços na educação estadual e o momento não propício à greve. Por outro lado, a oposição apoia as reivindicações dos trabalhadores e também pede para que o Governo abra os diálogos. Um verdadeiro impasse que pode ser traduzido no vídeo-debate entre os deputados Jonas Lima (PT) e Eliane Sinhasique (PMDB).
PMDB terá candidato à presidência da República em 2018
O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), já está se articulando à corrida ao Planalto, em 2018. Neste próximo final de semana toda a bancada federal, deputados e senadores do PMDB no Congresso Nacional passará dois dias no Rio conhecendo as obras realizadas por Paes. O partido conta com a exposição positiva do prefeito carioca durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, de 2016, para impulsionar a sua futura candidatura à presidência, em 2018. E uma curiosidade sobre Paes, ele já foi figurante de várias novelas da TV Globo. Vale lembrar que Eduardo Paes foi reeleito prefeito, em 2012, com 64% dos votos. Isso revela a boa avaliação popular do seu primeiro mandato.
Ciumeira do PT
O prefeito Marcus Alexandre (PT) e o gestor do DEPASA, Edvaldo Magalhães (PC do B) estão andando bastante juntos por conta das obras do Ruas do Povo. Isso está despertando ciúmes em alguns petistas. Será que estão achando que Edvaldo poderá ser o vice de Marcus, em 2016?
Renascido das cinzas
Particularmente não acredito que o ex-deputado Edvaldo Magalhães queira voltar ao centro da política. Teria mais lógica a vice ser a ex-deputada federal Perpétua Almeida (PC do B), que recente disputou e perdeu uma eleição ao Senado. Navegaria na recente memória eleitoral.
Tendência de chapa pura
Tampouco adiantam os partidos “nanicos” desejarem a vice da Capital. Se realmente os planos do PT é colocar Marcus Alexandre na disputa ao Governo de 2018, não entregarão a prefeitura de mão beijada a outro partido. O vice será do PT. Claro, tudo isso se o atual prefeito conseguir a reeleição.
Reserva de qualidade
Acredito que a vice-governadora Nazaré Araújo (PT) não é carta fora do baralho do PT acreano para 2018. Dependendo do que acontecer eleitoralmente, em 2016, na Capital, ela poderá ser a candidata da FPA ao Governo. Nazaré trabalha muito e simpatia não lhe falta.
Correndo por fora
O presidente da ALEAC, deputado Ney Amorim (PT), é outro que pouco a pouco está se credenciando para voos mais altos na política acreana. Jovem, fala bem, tem espírito democrático e carisma. Além de estar passando por um bom exercício de gestão.
Plano A
Mas na minha avaliação o sonho do PT é reeleger Marcus Alexandre e coloca-lo dois anos depois para disputar o Governo. Lembrando sempre que esses planos devem ser combinados também com os eleitores. Como já dizia o governador mineiro Magalhães Pinto, “política é como nuvens que mudam de formato a cada segundo”.
Pedra no caminho
Em desfavor de todos esses planos do PT acreano o momento de baixa popularidade que o partido atravessa nacionalmente. Se não houver uma reversão desse quadro as eleições de 2016 serão um pesadelo para o PT de todas as capitais.
Andanças do Cabide
Encontrei o ex-vereador Cabide (PPS) na Câmara Municipal de Epitaciolândia. Ele pode tentar ir para o PMDB, se for aceito. Esse tipo de político que se elege através de votos de protesto é um problema. Acaba o mandato, pensam que ainda têm algum poder e se frustram com a realidade.
Presente de grego?
O atual prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, se filiou ao PSB. Um claro sinal de que pretende disputar a reeleição. Terá como guru o deputado federal César Messias (PSB). Mas vale lembrar que Mano anda com a popularidade muito em baixa.
Bom caminho
O deputado Dr. Jenilson (PC do B) escolheu um bom caminho para o seu mandato. Tem promovido audiências públicas sobre problemas sociais do Estado. Ouvir os vários setores da sociedade desperta para a verdadeira dimensão da realidade de cada um dos problemas.
Negócio da China
Finalmente uma luz no fim do túnel para os empreendedores acreanos. Invistam na produção de sucos. Os preços de compra praticados estão estratosféricos. Acabado o ciclo da borracha quem sabe teremos o ciclo dos sucos?
A arrogância de alguns petistas
Negar os avanços sociais do Brasil nos dois governos de Lula (PT) e no primeiro de Dilma (PT) é uma estupidez. Mas então por que o partido vive essa crise de credibilidade popular? A resposta mais óbvia é a arrogância. Chegaram ao poder e pensaram que nunca mais sairiam. Tudo se tornou permitido. Eu que conheci petistas históricos como o falecido Plínio de Arruda Sampaio fico imaginando a vergonha que ele sentiria de ver tanto casos de corrupção enlameando a legenda trabalhista. O pior é que quando mais um caso de corrupção é revelado pela mídia a resposta dos militantes petistas é sempre algo assim: “Com o PSDB era muito pior, o PP também está envolvido” e por aí vai. Esses militantes se esquecem que o PT chegou ao poder prometendo fazer diferente. Se fosse para fazer igual não haveria novidade. O erro do outro justificando o próprio erro e o povo brasileiro assistindo boquiaberto. Que desastre!
Pensamento do dia
Se alguém chegar perto de você e disser que conhece a “verdade” para guiar a tua vida saia correndo. Os verdadeiros sábios têm humor e jamais a pretensão de serem os donos da verdade! (N.L.J.)