O ministro dos Esportes, George Hilton, que visitará o Acre no próximo dia 4 de julho, sábado, e deve cumprir agenda extensa na capital Rio Branco. Além de dar o pontapé inicial ao projeto do Centro de Iniciação ao Desporto, que será construído ao lado do Ginásio Coberto, o gestor deve participar da abertura do Copão Comunitário, no Arena da Floresta.
A grande curiosidade é que o ministro, que vem ao Acre pela primeira vez, já foi agraciado com o Título de Cidadão Riobranquense, emitido pela Câmara de Vereadores da cidade, provavelmente, como forma de agradecimento às ações que o ministro deve autorizar no próximo sábado. O documento, assiando pelo presidente do parlamento municipal, Artêmio Costa, foi publicado no Diário oficial do Estado (DOE/AC), nesta quinta-feira, 2.
Segundo a Câmara Municipal de Rio Branco (CMRB), a proposta de conceder o título foi feita pelo vereador Manuel Marcos (PRB), que é do mesmo partido do ministro. Na Justificativa para a solicitação, o parlamentar disse que a propositura tinha como “finalidade homenagear personalidades comprovadamente merecedoras” e que “tenham contribuído na formação histórica, política, defesa de causas sociais entre outros”, escreveu o vereador.
George Hilton dos Santos Cecílio nasceu em Alagoinhas (BA), e é radialista, apresentador de TV e deputado federal eleito por Minas Gerais no terceiro mandato consecutivo. Formado em ciências sociais, Hilton ingressou na vida política pelo Partido Social Trabalhista (PST), elegendo-se deputado estadual pelo estado de Minas Gerais, em 1998, e reelegendo-se para o segundo mandato, em 2002, pelo extinto Partido Liberal (PL).
Hilton é integrante da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Já foi membro das comissões de Educação, de Reforma Política e de Minas e Energia – incluindo a Subcomissão Especial dos Royalties e Pré-Sal –, além da Subcomissão Especial dos Países de Língua Portuguesa.
De fato, o Título de Cidadão Riobranquense é uma honraria que os vereadores destinam a pessoas dos mais diferentes segmentos da sociedade, onde cada agraciada a receber sua titulação é indicado pelos relevantes serviços que desempenhou para o crescimento, fortalecimento e destaque no âmbito municipal.
Para o vereador Manuel, o ministro agiu com “celeridade na aprovação dos recursos destinados às Obras do Centro Olímpico”, considerado por ele um “auxilio na formação desportiva” da capital e interior do estado.