Deputados do Acre falam sobre a redução da maioridade penal

Na sessão da quinta, 2, na ALEAC, um dos temas mais debatidos entre os parlamentares acreanos foi a recente aprovação pela Câmara Federal da redução da maioridade penal. A matéria polêmica foi rechaçada pelos deputados federais na terça, 30 e, graças a uma manobra do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB), aprovada na sessão de quarta.

Acompanhe a enquete em vídeo com os deputados estaduais acreanos sobre quem apoia ou não a proposta que tramita no Congresso Nacional sobre a redução da maioridade penal.

video
play-sharp-fill

Comunista na parada
O PC do B deverá lançar uma candidata à prefeitura de Epitaciolândia. Trata-se da vereadora Professora Rosemary. Ele era do PT, mas recentemente migrou para a legenda comunista. Parece que a mulher tem muito prestígio no município.

A tropa
Segundo me informaram, a nova comunista do Alto Acre, trouxe várias pessoas para se filiarem ao PC do B. O partido quer além da candidatura majoritária formar uma chapa competitiva de vereadores em Epitaciolândia.

Mais filiações
Durante as comemorações do aniversário de Brasiléia, nesta sexta, 3, o PMDB também terá a adesão de novos filiados. O prefeito Everaldo Gomes (PMDB) e o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) irão abonar dezenas de fichas. Evidentemente sob o olhar atento do cacique regional Aldemir Lopes.

Acertou na mosca
A coluna informou na edição passada com antecedência que a redução da maioridade penal passaria com nova roupagem. A oposição soube se rearticular para impor a sua vontade. A vitória do PT transformou-se em derrota.

Prefeito artista
A peça Manaus estreia no próximo dia 9 de julho no Teatro dos Nauas em Cruzeiro do Sul. O detalhe é que o texto e a direção é do prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha (PMDB). Uma coisa um tanto incomum entre os prefeitos acreanos.

Melhoria de qualidade
Há uns anos era muito difícil um prefeito acreano que tivesse formação universitária. Agora, são vários. Cleidson, além de doutor em filosofia é teatrólogo. No município que administra Cleidson já inaugurou dois pequenos teatros.

Esforçado
O deputado estadual Nicolau Jr. (PP) tem se esforçado para superar as suas limitações. Ninguém aprende tudo sobre política e parlamento do dia para noite. O rapaz do Juruá tornando-se mais independente poderá ainda crescer muito.

Trabalhador
Parece que o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) acertou na escolha do seu novo secretário de obras. José Mauri, mais conhecido como Sinhô (PMDB), que deixou a sua cadeira de vereador para assumir a árdua missão. Com seu jeito sereno, Sinhô, tem resolvido muitos “pepinos” que estavam acumulados.

Popular
Na minha avaliação, Sinhô poderia ser um bom candidato à prefeitura. Além de ser trabalhador e conhecer a realidade de Cruzeiro do Sul, Sinhô, fala a linguagem do povo. Não é preciso ser intelectual para fazer uma boa gestão numa prefeitura, mas honesto e trabalhador.

Disputa acirrada
Não esperem nenhuma eleição fácil em 2016. Os ânimos políticos no Brasil andam muito acirrados. Quem não souber jogar com profissionalismo vai ficar vendo a banda passar. Esperemos que o debate se restrinja às ideias e não a pancadaria inútil.

Pouco mudará
Pelo andar da carruagem das Reformas Políticas não haverá grandes novidades nas próximas eleições. O corporativismo do Congresso Nacional vigorou e, praticamente, deixaram tudo como estava. Não acredito em grandes revoluções até o final de setembro.

Muita água para rolar
A oposição está longe de decidir quem serão os candidatos para disputar a prefeitura da Capital. Mas parece que não será apenas um. Sem a união da oposição o atual prefeito sai como favorito à disputa de 2016.

Não adianta chorar
Um dos deputados federais mais revoltados com o resultado das votações do projeto que reduz a maioridade penal no Brasil, era o deputado federal Sibá Machado (PT), líder da bancada do PT. Ele gritava “golpista” se referindo às manobras do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB).

Teria sido coisa da CIA?
Será que os norte-americanos estão preocupados com a redução da maioridade penal no Brasil? A julgar pelas mais recentes e estapafúrdias declarações do paraense radicado no Acre, Sibá, a derrota na Câmara do PT pode ter sido coisa da CIA.

Regimento não é golpe
O presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB), tem conseguido impor as suas vontades. Além de demonstrar uma habilidade política fora do comum. Se para o bem ou para o mal depende do lado que se está. Por conta da votação da redução da maioridade penal está sendo acusado pelos adversários de golpista. Ele conseguiu reverter uma derrota em vitória em 24 horas. Nada ilegal. Cunha usou com habilidade o Regimento Interno da Câmara. Transvestiu um projeto num outro e colocou em votação. Durante algumas horas se articulou com os deputados e reverteu a votação. Já dizia Jesus Cristo: “Quem não tiver espada, venda a sua capa e compre uma”.

Pensamento do dia
Uma disputa eleitoral é muito parecida com uma luta de boxe. Não ganha quem bate mais, mas quem tem maior capacidade de assimilar os golpes do adversário. Assim é possível derrubar o oponente usando a sua própria agressividade. (N.L.J.)

Compartilhar