O assassino do delegado Carioca, Elivan Verus da Silva, foi condenado no inicio da noite de ontem (17) no Forum do Tribunal de Justiça do município de Xapuri (AC) a 38 anos de reclusão em regime fechado. O julgamento foi pelo crime cometido contra a jovem Janaina Nunes da Costa, no dia 26 de novembro de 2014. A sentença foi dada pelo juiz Luiz Augusto Alcaide Pinto, após decisão dos Jurados que decidiram por culpabilidade exacerbada.
A família da vítima, amigos e a comunidade lotaram as dependências do Tribunal. O julgamento aconteceu em clima de grande comoção. Consta no relatório de sentença que a reportagem teve acesso, que a mãe da vitima por diversas vezes se emocionou durante os debates entre acusação e defesa.
Na fase de dosimetria, o juiz reconheceu em desfavor do réu, a reincidência. O condenado possui dois processos transitado e julgado por lesão corporal ocorrido no dia 27/09/2012 e associação para prática do tráfico de drogas em 27/12/2012. Considerando o agravante a pena foi elevada em mais 04 anos.
Na somatória total das penas dos dois delitos anteriores e mais o assassinato da jovem Janaína, Elivan Verus da Silva foi condenado a 38 anos de reclusão. Foi delegado o regime fechado como inicial do cumprimento da pena e negado o direito do réu de responder em liberdade.
Julgamento pelo assassinato do delegado tem data marcada – o réu, volta ao Tribunal do Juri no dia 1 de julho deste ano, quando será julgado pelo assassinato do Delegado Antônio Carlos Marques de Melo, o Carioca. O fato ocorreu no dia 15 de dezembro de 2014.