Jéssica quer agências do INSS em todos os munícipios do Acre

A deputada federal Jéssica Sales (MPDB) quer que todos os municípios acreanos tenham uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Demora de meses para perícias, falta de atendimento e funcionários figuram entre os principais problemas da autarquia. “Existe uma demanda reprimida e é dever da União assistir todos os cidadãos que procurarem os serviços”, disse ela.

A parlamentar encampou a reivindicação após ouvir, na capital e interior, os sindicatos de trabalhadores rurais e urbanos. As entidades constataram a grave precariedade do atendimento em todo o Estado do Acre. “Situações absurdas como agendamento de perícia para prazos superiores de seis meses, municípios sem agências ou com agências que não têm peritos, unidades móveis que não funcionam por falta de equipes e número de funcionários administrativos insuficientes”, relatou Jéssica.

De acordo com os sindicalistas, a situação é tão grave que o Ministério Público Federal (MPF) pode ingressar com a Ação Civil Pública pedindo, dentre outras providências, duas das principais reivindicações das entidades: a contratação em regime emergencial e temporário de médicos peritos previdenciários e a concessão provisória dos benefícios pendentes até a realização da perícia cabível, sempre que a perícia não consiga ser realizada dentro do prazo máximo de quinze dias.

A deputada disse ainda que vai articular e intermediar, junto ao Ministério da Previdência Social, pleitos, gestões e discussões de interesses do Estado, entre outras ações parlamentares. “Andei a capital e os 21 municípios acreanos. Conheço a realidade da nossa gente e o atendimento digno para essas pessoas é um dos meus compromissos”, compromete-se Jéssica Sales, para quem a instalação de novas agências é uma “questão de direitos humanos”.

Compartilhar
Sair da versão mobile