O cerco está fechando para o governador Confúcio Moura (PMDB) e o vice Daniel Pereira (PSB), que continuam nos cargos graças a uma liminar do TSE. Nesta terça feira (28), em julgamento no pleno Tribunal Regional Eleitoral, os juízes rejeitaram por 5 votos contra e um voto a favor, os embargos declaratórios apresentados pela defesa do governador que pedia a anulação da cassação imposta pelo mesmo TRE em março passado.
Assim, cassação de Confúcio e Daniel foi mantida pela votação de 5 x 1 e agora os juízes irão decidir sobre quem deve assumir o governo, caso a liminar que mantém Confúcio no cargo também seja cassada.
O relator, juiz Dimis da Costa Braga, rejeitou as alegações da defesa do governador e foi acompanhado por outros quatro juízes.
A Ação de investigação eleitoral foi patrocinada pela Coligação Frente Muda Rondônia, que tem como pretendente ao cargo, o ex-senador Expedido Júnior, que inclusive já interpôs ação no TRE de Rondônia pedindo que fosse diplomado, mas a corte negou o pedido.
A Procuradoria Geral Eleitoral, aliás, ingressou com ação contra o ex- candidato tucano, solicitando que o mesmo não seja diplomado. Contra ele o TRE vai julgar uma ação por abuso do poder econômico durante as eleições de 2014.