Mais de 25 mil católicos participam da procissão do Senhor Morto em Rio Branco

Milhares de católicos participaram, no fim da tarde desta sexta-feira, 03 de abril, -dia santo- da procissão do Senhor Morto, realizada pelas ruas da capital acreana. Mais de 25 mil fiéis caminharam por pouco mais de 1h15min, desde a Catedral Nossa Senhora de Nazaré, até o Palácio Rio Branco, num percurso com pouco mais de três quilômetros, que passou pelos bairros Centro, Isaura Parente, Alegria, Bosque e Ipase.procissAo

Antes da procissão, a Paixão e Morte de Cristo foram lembradas, durante uma celebração, através de cânticos inspirados no evangelho de São João. A celebração teve ainda o beijo aos pés da cruz do Cristo crucificado e, ao final, o momento da Eucaristia.

A cada passo, era possível avistar um católico fazendo promessas ou cumprindo penitências. Velas e muitos cânticos. Veículos sintonizados na Rádio Difusora Acre, que transmitiu toda a programação, direto da sede da igreja no Acre, a Catedral Nossa Senhora de Nazaré.

No local, cerca de 60 pessoas permaneceram acompanhando as rezas e louvores. Muitos oravam de joelhos. Outros, apenas assistiam ao momento de celebração.

Após a missa, e depois de caminharem pelas vias da cidade, os fiéis acompanharam a encenação da crucificação de Jesus Cristo, em frente ao Palácio Rio Branco, no Centro. Com um céu claro e sem chuva, a encenação começou com um atraso de 20 minutos, mas desde o início, emocionou o público que aguardava pacientemente para ver a peça regida por um grande coral.JESUS CRUZ 01

Anderson Paiva, de 28 anos, conta que desde criança participa das atividades da Semana Santa. “Eu sempre participei e vejo isso não apenas como uma obrigação. Acredito fielmente que Cristo ressuscitou e precisamos relembrar como foi esse momento tão forte, tão impactante. Tanto que até hoje é lembrado e ainda toca a vida das pessoas”, comentou o jovem, que estava acompanhado de toda a família.

DOM JOAQUIM

Líder da Igreja Católica no Acre, Dom Joaquim Pertinez, bispo da Diocese de Rio Branco, acredita que os passos em procissão remetem ao caminho feito por Jesus, foto apresentado pela Bíblia Sagrada.

Para o bispo, a procissão é um momento de refletir sobre o amor e a atitude de Jesus que, mesmo sofrendo, morreu, mas ressuscitou três dias depois de morrer.

“É um momento determinante na vida de Jesus. Um momento de meditação; um momento de oração. Foi uma morte de cruz. Que possamos aprender a dar nossa vida em favor dos outros. Ele nos deu um exemplo em favor da vida. Isso nos dá ânimo para continuarmos caminhando, ainda que em meio à dor ou sofrimento. Jesus ressuscitou!”, afirma o bispo.JESUS ROUPAS

Andréia Campos, de 32 anos, levou a filha de 8 anos para participar do ato. Ela acredita ser este um momento importante. A mulher diz que é necessário incentivar as crianças a, desde pequenas, seguirem os passos do Cristianismo e da Fé em Jesus Cristo.

“Não interessa de são crianças, porque o importante é fazer com que elas também saibam que Jesus ressuscitou. Espero que nossa caminhada aqui possa nos fazer refletir ainda mais sobre o amor de Deus, que deu o único filho por nós”, argumenta a católica.TRES CRUZES

 

Compartilhar
Sair da versão mobile