Bom dia, boa tarde, boa noite, meus queridos leitores! Depois de enforcar a atualização de quarta-feira, cá estou eu de volta, espero que tenham sentido falta do nosso bate-papo diário. Vida de repórter/blogueiro não é fácil. Vamos aos bastidores de nossa política que é o que interessa. Depois da publicação de algumas matérias que criticavam o salgado preço do pescado produzido na Peixes da Amazônia S/A, o deputado Lourival Marques (PT) resolveu fazer uma gracinha durante a sessão ordinária do 1o de abril, dia da mentira.
Ele distribuiu sacos de costelinhas de tambaqui para todos os jornalistas que fazem a cobertura diária dos trabalhos do Poder Legislativo. A surpresa ficou por conta do discurso que ele fez após o “carinhoso” presentinho. Louro usou a tribuna para se dirigir aos profissionais de impressa e criticá-los. O petista afirma que os repórteres, na maioria das vezes, distorcem o que os deputados falam em seus pronunciamentos. A provocação é uma atitude típica dos petistas, que admitem receber dinheiro do Petrolão, mas dizem que é legal.
Mas que o preço do peixe da Peixes da Amazônia está caro é pura verdade. É quase um assalto, o preço da costelinha que Lourival Marques distribuiu na Aleac. O pescado está saindo tão caro quanto o rombo na Petrobras.
Será que Zen consegue beneficiar os autistas?
Parece mentira, mas não é, o líder do governo, Daniel Zen (PT) é o terceiro deputado a apresentar o projeto de lei que estabelece as Políticas Públicas de Proteção aos Direitos da Pessoa com Autismo. O primeiro a defender a iniciativa foi Major Rocha (PSDB), que eleito deputado federal, nunca conseguiu que o projeto entrasse na pauta de votação da Aleac, já que faz oposição ferrenha ao governador Sebastião Viana (PT). O segundo foi o ex-deputado Lira Morais (PEN), que também fracassou no objetivo. Os familiares dos autistas esperam pela aprovação da matéria há mais de quatro anos. Daniel talvez tenha paciência para esperar, já isso é uma virtude de quem é Zen.
O ovo do presidente Ney Amorim
O presidente da Aleac, Ney Amorim (PT) também deu presentinhos para os jornalistas que fazem a cobertura da Casa. O petista deu um ovo de Páscoa para cada um dos profissionais que frequentam o “aquário”. A vantagem da iniciativa de Ney foi que ele não quis fazer nenhum tipo de ironia depois que adoçou a boca dos repórteres. Ney Amorim não é marinheiro de primeira viagem. Ele sabe a importância do trabalho diário dos veículos de comunicação. Quem não valoriza a comunicação finda comendo milho. Isto é, quando o milho não é roubado e todo mundo fica com fome.
ESPAÇO DO LEITOR
“Caro editor, gostaríamos muito que seu veículo de comunicão destacasse um repórter para uma reportagem especial para verificar a precária situação dos comerciantes de Brasiléia e, principalmente a ausência do funcionamento da agência da Sefaz de Brasiléia. De que adianta conceder parcelamentos, adiar pagamentos e outros benefícios fiscais, se não tem agência da Secretaria dE Fazenda funcionado para atender os contribuintes? Há mais de 30 dias, que as águas baixaram e ainda não há nenhuma sinalização de retorno das atividades da Sefaz. Todos que precisam dos serviços da Sefaz precisam se deslocar pra Rio Branco, aumentando ainda mais os custos. O pior é que ninguém dá uma explicação do porque do atraso da reabertura da Sefaz em Brasiléia. Informações extraoficiais, dão conta que hoje existe um “racha” dentro da Sefaz entre o grupo da secretária da fazenda (Flora) e o grupo do Tinel Mansour. Esse seria o motivo do travamento das coisas nesse momento que mais precisamos. Lamentável”, e-mail de um comerciantes do município de Brasileia.
Sonho alcançado
Trapalhadas em horário nobre
Finalmente a atual legislatura parece que começou a produzir. Além da enxurrada de requerimentos e indicações, os deputados também produzem momentos inusitados, como foi o debate entre o petista Jonas Lima e o peemedebista Chagas Romão. Lima reclamou que os deputados federais da oposição não encaminhavam emendas para o Deracre. Distraído no debate, Romão disparou: “o senhor está equivocado, o Flaviano Melo é o deputado que mais encaminha emendas para Porto Acre”.
Sonhar não custa nada
A Petrobras foi vítima de um esquema que saqueou a empresa por vários anos. Depois que o escândalo veio à tona, a empresa que custava R$ 380 bilhões, ficou valendo menos do que um aplicativo de internet, mas não se abalem com isso, a presidente Dilma Rousseff (PT) acredita que a Petrobras vai ser recuperar até o final de abril, voltando a dar lucro. Com uma previsão animadora, os brasileiros já podem começar a acreditar que os coelhos põem ovos de chocolate. O espírito natalino veio mais cedo este ano, e contagiou a petista. Sonhar não custa nada, o que custa mesmo é espalhar ratoeiras para pegar os ratos na estatal.
Fechando atualização com um pouco de humor!