O maior discurso de campanha do governo petista: o pagamento em dias de salários e contratos está indo pelo ralo. Caçambeiros que estão desde o mês de agosto sem ver a cor do dinheiro prometem uma paralisação nesta sexta-feira (17) no centro de Rio Branco.
O Sindicato dos Transportes Rodoviários e Autônomos do Estado do Acre (Sintraba) não informou o horário da manifestação, mas disse que vai levar máquinas e caminhões pesados para frente do Palácio Rio Branco e fechar o acesso ao Segundo Distrito através das duas pontes.
A mobilização acontece pelas redes sociais. No final de semana, o ac24horas adiantou com exclusividade as pendências com a categoria que recebe contratos através do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre). Procurados, nenhum diretor da instituição se manifestou sobre o assunto.
A assessoria de imprensa do governador Sebastião Viana informou que a Secretaria de Fazenda, Flora Valadares, estava reunida para resolver esse e outros assuntos de pagamentos pendentes, mas até a manhã desta quarta-feira (17), mais uma vez, ninguém oficialmente fala sobre a pendência.
“Somos trabalhadores e nossas famílias também merecem um natal digno”, diz a mensagem de convocação da categoria.
A lei de responsabilidade fiscal estabelece que o Executivo não pode deixar despesas pendentes para o mandato seguinte sem que haja dinheiro suficiente em caixa para que elas sejam pagas.
Mesmo com dividas com fornecedores, o governo do Estado aprovou no apagar das luzes, projeto de lei que cria 940 cargos na máquina pública.