Comerciantes esperam superar 2013 nas vendas de Natal

10846945_10202452854077561_1724938218_nConsiderado o melhor período de vendas no ano para os lojistas, o Natal de 2014 deve superar as expectativas de vendas, em relação ao ano passado. Pelo menos é isso que os lojistas afirmam. Principalmente na capital, a época deverá ser lucrativa para o setor.

Neste período, faltando menos de um mês para a noite de natal, comerciantes começam a fazer a renovação de estoques, propõem promoções e realizam contratação temporária de funcionários. Tudo feito para atrair a clientela e aumentar as vendas.

A Prefeitura de Rio Branco, por sua vez, tem contribuído para o aquecimento da economia, com a instalação da decoração natalina no Calçadão da Benjamin Constant, no Centro da cidade. Além disso, funcionários privados já começam a receber a primeira parcela do 13º salário.

No Calçadão, nas proximidades do Terminal Urbano, Antonia de Sousa, proprietária de uma loja de calçados, afirma que a previsão é de aumento nas vendas, e chama atenção para os descontos dados pelos lojistas.

“Depois que sai o 13° terceiro as vendas melhoraram. A decoração natalina também ajuda muito, porque deixa o espaço mais agradável para a época”, analisa a empresária. “Promoções e descontos maiores têm sido o nosso diferencial. Todo cliente gosta de promoções e descontos e queremos mesmo é agradar. A venda é uma consequência”, enfatizou Antonia.

O vendedor Paulo Campos, de 18 anos, vive a primeira experiência profissional na área do comércio, mas já faz análises sobre as vendas e os anseios dos clientes. “A maioria dos clientes querem preços baixos. Acontece que nem sempre é possível dar descontos muito grandes, mas a gente tenta”, afirma.

10818576_10202452856237615_304269330_n

Paulo lembra ainda que depende muito de seu desempenho para continuar no emprego. Ele foi contratado para o período natalino, mas não descarta a possibilidade de continuar na empresa que o contratou. “Aqui minha carteira foi assinada e pretendo continuar depois do natal e do ano novo. Mas vai depender muito mais do desempenho nas vendas”, conta.

A gerente Maria das Graças, que há seis anos administra empresas, conta que nas últimas semanas a procura de consumidores tem sido considerável. “Nas últimas duas semanas a gente tem recebido muita gente, e a maioria paga no dinheiro mesmo”, conta. A administradora também falou sobre o estoque da empresa e, segundo ela, já foram feitos “novos pedidos e estamos aguardando. O que compramos já está acabando. A procura realmente tem sido muito boa”, afirma.

Já para Joana Melo, funcionária pública, os preços ainda não estão bons. A consumidora acredita que os valores só tendem a aumentar até o natal. “Os preços de alguns produtos ainda estão salgados. E eles devem aumentar até o fim do mês. Sempre é assim. Quanto mais procuram, mais os preços aumentam”, alega.

DINHEIRO NA PRAÇA
Jurilande Aragão, presidente da Associação Comercial do Acre (Acisa), acredita que com os pagamentos dos salários de dezembro, com o 13º, tanto dos servidores públicos quanto dos privados, haja circulação de R$ 400 milhões a mais no comércio acreano. Mesmo assim, Aragão destaca que a real movimentação só deve ser iniciada a partir do dia 5 de dezembro, uma sexta-feira, e intensificada após o dia 20, às vésperas das festividades.

Para Jurilande, os pagamentos devem representar “mais de R$ 400 milhões circulando em dezembro por conta das festas de fim de ano. E essa movimentação já começa agora no começo do mês. E com a chegada desse período, os empresários preparam seus estoques para atender seus clientes da melhor forma possível”, comenta o dirigente.

Ainda segundo a Acisa, nesse período, o ramo de confecções é responsável por 40% das vendas. Logo atrás vêm a linha branca [os eletrodomésticos], como geladeira, fogão, freezer, condicionadores de ar, lavadoras e secadoras de roupas, e fornos de micro-ondas. Em seguida, os consumidores compram eletroeletrônicos e brinquedos, ambos em último lugar no Ranking de procura.

Compartilhar
Sair da versão mobile