Onde estão as máquinas que estavam aqui?

Moradores denunciam a diminuição do ritmo de obras após as eleições; município afirma que limitação é uma nova estratégia para diminuir transtornos no período invernoso

 

OBRA_01

O enredo que acontece  após as eleições não foi diferente esse ano. O volume de obras em várias frentes no município de Rio Branco diminuiu. Algumas – como a revitalização do Restaurante Popular – estão paralisadas há meses. A prefeitura de Rio Branco admite a limitação, mas culpa o período invernoso, garante que tudo não passa de “nova estratégia”.

A população não ver com bons olhos o marasmo e cobra as 120 obras que Marcus Viana afirma na TV que está tocando. Na travessa 10 de julho com a Rua 20 de janeiro, no bairro das Placas, por exemplo, os trabalhadores abandonaram os serviços de mobilidade social.

“Passou as eleições ai eles tiveram a cara de pau de dizer que só vão continuar as obras no ano que vem”, disse dona Maria Silva.

A novela em torno das obras da região alta da cidade assiste a segunda eleição seguida, sem que os serviços de pavimentação com recursos do PAC I, lançados na gestão do ex-prefeito Raimundo Angelim, tenham sido concluídos. Os moradores contam que o subsecretário de obras do atual prefeito, Ricardo Araújo, esteve presente no canteiro durante toda a eleição.

OBRA_05

“Terminou a eleição esse homem sumiu e não atende nem o telefone da gente”, disse um morador que pediu sigilo em sua identidade.

O pior nesse enredo é que algumas ruas tiveram serviços executados pela metade como a Raimundo Nonato, Rua Boaventura e Arco Iris. Contam os moradores que uma camada fina de asfalto foi colocada às pressas. Dona Rosemeire, da travessa Palmeiras condenou o serviço e cobra qualidade na conclusão dos serviços executados em sua rua.

“Diga-me se precisa ser engenheiro pra afirmar que a finura desse asfalto está fora de padrão de uma obra de qualidade. Isso foi feito nas cochas”, relatou Rosimeire.

OBRA_02

A prefeitura garante que as obras de duplicação e urbanização de sete ruas e avenidas que estão entre os mais importantes corredores e vias estruturantes de Rio Branco já mudam a paisagem dos bairros onde há frentes de trabalho, mas o que se vê nas últimas semanas é um cenário bem diferente.

Na estrada da Floresta no trecho entre a Rua Omar Sabino até a rotatória do Via Verde Shopping, poucos trabalhadores e máquinas foram encontrados em pleno dia útil. O canteiro no trecho da Rua João XXIII, segmento entre a Rua Alvorada e Antônio da Rocha Viana, orçada em R$ 2,4 milhões, parece que está abandonado.

O OUTRO LADO:

O prefeito Marcus Viana através de sua assessoria de imprensa garantiu que “não haverá paralisação nas obras de duplicação”. Segundo o município, a chegada do inverno obrigou uma nova estratégia “onde as ruas serão preparadas para o período chuvoso, com ações como arrumar calçamento, entradas de garagem, tapa buracos e recomposição de valas e pavimento asfáltico”, disse.

Ainda de acordo a assessoria, para diminuir os transtornos para os moradores será evitada a abertura de novos trechos. O município tem até o final de 2015 para concluir os investimentos do PAC II.

Com relação a ampliação do Restaurante Popular, obra que está paralisada há meses, a assessoria informou que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome suspendeu o repasse dos recursos no período de eleição, “por esse motivo a empresa não teve condições financeiras para dar continuidade nas frentes de serviços. Passadas as eleições, o Ministério já realizou a programação financeira para a efetivação do repasse a Prefeitura, para efetuação dos procedimentos de pagamento junto a Empresa e retorno das obras”, garantiu.

OBra_06

OBRAS DA PARTE ALTA – Segundo a Prefeitura de Rio Branco, as máquinas que estão executando as frentes de serviços nos Bairros Vitória e Chico Mendes não saíram dos canteiros de obras, “devido ao período de chuva os fluxos foram reduzidos”, relatou.

Em relação às ruas que não foram concluídos a pavimentação asfáltica, a empresa executora está aguardando a chegada dos insumos para dar continuidade na sua execução dos serviços.

Contrariando o que afirmam os moradores do Bairro das Placas, o município afirma que estão sendo executados os serviços de drenagem, calçadas, rede de esgoto e muros de arrimo. Indicou um escritório na Rua Sete de Dezembro, nº 588, Placas, para atender o morador com informações e/ou reclamações a respeito das obras.

Afirmou ainda que a Prefeitura conta com engenheiros responsáveis por cada obra em execução, o qual realiza o acompanhamento e fiscalização dos trabalhos executados e qualidade das obras.

OBRA_03

MARCUS VIANA INSPECIONA OBRAS – O prefeito Marcus Viana visitou na manhã desta segunda-feira (10) um dos trechos onde existe maior volume de obras, da Estrada da Sobral, e estrategicamente, afirmou à imprensa que a inspeção serviu para intensificar serviços visando preparar as obras para o inverno.

 

 

Compartilhar
Sair da versão mobile