Tião Viana vem fazendo um estrago na oposição neste segundo turno. Já aderiram à sua campanha:
vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Mazinho Santiago (PMDB) 1.377 votos. Vice-Prefeito de Brasiléia, Jorge da Fazenda (DEM). Professor Augusto (DEM) 2.011 votos. Paulo Amorim 871 votos. Calegário (PP) 402 votos. Emerson Leão (DEM) 902 votos. Hidson Morais (DEM) 273 votos. Coronal Deodato (PPS) 3.478 votos. Tião Bruzugu (PV) 783 votos. Presidente do PV, Shirley Torres, Jaime Costa (PSD) 2.525 votos. Novas adesões estão previstas para hoje.
“Repudiamos oportunismo político”
A direção regional da Rede Sustentabilidade desautorizou e condenou em Nota Oficial enviada à imprensa o uso da imagem de Marina Silva no programa do candidato ao governo, Márcio Bittar (PSD) e considerou indevido esse uso seja no programa eleitoral ou em comícios impressos e acrescentou: “repudiamos o oportunismo político”. E se posicionou que, no Acre, Marina não apoiará nenhum dos candidatos ao governo. Ficou muito mal para a coordenação da campanha de Márcio Bittar (PSDB).
Dilma já virou
A VOX POPULIS trouxe ontem na RECORD a mais nova pesquisa sobre a disputa presidencial, onde Dilma aparece na frente do candidato Aécio Neves (PSDB) com 51% contra 49% do tucano.
Política sem chantagem
O presidente do PEN, deputado Astério Moreira, diz que o partido, mesmo não elegendo nenhum dos quatro parlamentares que disputaram a reeleição, já está na campanha de reeleição do governador Tião Viana sem qualquer tipo de condicionamento e pressão. Essa posição será levada hoje ao governador, com quem os deputados do PEN estarão reunidos.
Ganhar primeiro
Para o deputado Astério Moreira (PEN) Tião Viana tem que primeiro ser reeleito para alguém reivindicar espaço no seu governo. E indaga: como pressionar por algo ainda em disputa?.
Pesquisa definidora
Na próxima sexta-feira tem pesquisa retratando a realidade do cenário político, no segundo turno, em todo Acre. Pegará todos os municípios sem maquiagem, como deve ser a pesquisa.
Me engana que eu gosto
Numa pesquisa, quando você bomba as entrevistas em um reduto onde o candidato está bem é o tipo do resultado me engana que eu gosto. Fica mal para quem faz e para quem contrata.
Uma correção no número
Uma correção: as mulheres serão quatro na próxima legislatura da Aleac e não duas: Leila Galvão (PT), Dra. Juliana (PRB), Eliane Sinhazique (PMDB) e Maria Antonia (PROS).
Única sobrevivente
Maria Antonia (PROS) é a única sobrevivente da “bancada do batom” da legislatura atual.
Não precisa
A deputada federal Antonia Lúcia (PSC) não terá problema algum com a sua derrota. A sua estrutura empresarial não a faz depender de um salário público, como muitos políticos.
Otimista com o trabalho
O prefeito Marcus Alexandre me disse estar otimista com seu trabalho político no segundo turno. “A aceitação do Tião Viana é grande”, destaca Marcus, que comanda a campanha.
Vitória é essencial
Marcus Alexandre sabe que seus planos políticos para o futuro estão ligados á vitória do PT.
Nova velha política
Marina Silva (PSB) fez sua campanha defendendo a “nova política”. Ao se aliar ao neoliberal Aécio Neves (PSDB), Marina mostrou que de “nova”, sua política não tem nada, é velha.
Escaparam da foice
Os deputados Helder Paiva (PEN) e Lira Moraes (PEN) só não entraram na balsa do PEN, porque não disputaram a reeleição. Foram os que melhor avaliaram o quadro político.
Passa ser forte
Com os mais de nove mil votos conquistados na pequena Feijó para deputado federal, Chicarlos (DEM) se torna um nome em potencial para disputar a prefeitura, em 2016.
Se quiser manter
E, para o PT ter chance de manter a Prefeitura de Feijó, o prefeito Merla Albuquerque (PT) tem que renunciar um ano antes, para o pai Francimar Fernandes (PT) ser o candidato.
Derrota certa
Merla Albuquerque não o mínimo cacoete para gerir politicamente uma prefeitura.
Críticas diminuíram
Já no vizinho município de Feijó, o prefeito Rodrigo Damasceno, parece que saiu do buraco da rejeição do início de mandato e vem conseguindo recuperar o prestígio junto à população.
Fator principal
Ninguém do PT pode bater no peito e dizer que teve influência na eleição da Leila Galvão (PT) à Aleac. Deveu-se ao seu perfil sério e, principalmente, ao trabalho do marido Nelson Moreira.
Trocar a calculadora
O candidato derrotado a deputado federal, Idésio Frank (PT), tem que comprar uma nova calculadora. A calculadora antiga o dava como sendo eleito com um mínimo de 20 mil votos.
Papou os apressados
O deputado federal Sibá Machado (PT) deu uma mostra nesta eleição que trabalha bem os bastidores. Entrou na campanha no momento certo e papou os adversários apressados.
Voltou ao batente
O deputado Edvaldo Sousa (PSDC) voltou ao batente na TV-GAZETA. Só pode culpar a ele mesmo pela sua inesperada derrota, achava que seria reeleito pela sua própria imagem.
Bom jornalista
Mas, nem tudo é espinho, Edvaldo Sousa é um bom jornalista, um campeão de audiência.
IBOPE
Na próxima semana deve vir mais uma pesquisa do IBOPE sobre o segundo turno no Acre.
Fábio Vaz
O marido da Marina (PSB), Fábio Vaz, foi coerente ao anunciar que apoiará e votará em Tião Viana, afinal, sempre ocupou cargos relevantes nos governos do PT e se afina com os Vianas.,
Enxugando gabinetes
Os deputados que perderam e os que ganharam estão enxugando os gabinetes. Em ambos casos para pagar as despesas de campanha. Poucos saíram desta campanha sem dívidas.
As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com