Votação no Juruá poderá decidir eleição ao Governo

Por três dias, durante o último final de semana, os principais candidatos ao Governo estiveram no Vale do Juruá. Faltando menos de uma semana para as eleições eles intensificaram o ritmo de campanha para conquistar os votos dos moradores da região. Só quem não fez campanha nos municípios juruaenses foi o candidato do PSOL, Antônio Rocha.

Em 2010, Juruá garantiu a vitória de Viana

Vale lembrar que em 2010 foi justamente o Juruá que decidiu a eleição para o Governo. Na ocasião, Tião Viana (PT) conseguiu votação expressiva em todos os municípios. Isso garantiu a vantagem de 1% do governista contra Bocalom (DEM) e compensou a derrota que sofreu nas urnas na Capital.

O novo quadro político regional

Agora as coisas estão diferentes. Márcio Bittar (PSDB) que tem como vice Antônia Sales (PMDB), esposa do prefeito Vagner Sales (PMDB), conta com o prestígio do casal de políticos e montou uma estrutura de campanha considerável no Juruá. Bocalom tem ao seu lado o vice Henrique Afonso (PV), que tem serviços prestados às comunidades da região. Além da memória eleitoral de Henrique que teve grandes votações para deputado federal e prefeito de Cruzeiro do Sul. Henrique deve alavancar maior quantidade de votos para a coligação Produzir para Empregar. Já Tião Viana conta com um grande número de funcionários e cargos comissionados do seu governo para tentar manter a hegemonia eleitoral no Vale do Juruá.

Tião Viana promete “linhão” e call center

O candidato Tião Viana se reuniu com cooperativistas, fez caminhadas pelos bairros de Cruzeiro do Sul e comício em Rodrigues Alves. Caso seja eleito Tião Viana promete à população do Juruá terminar a BR 364 e consolidar o projeto de industrialização do seu governo. Viana quer ainda estender o “linhão” até a região para melhorar a qualidade do sinal da internet e tentar levar um call center para gerar empregos à juventude.

“Trouxe uma mensagem de paz e esperança para a população do Juruá. Tudo que está ao meu alcance eu tenho feito. Tenho batalhado muito pela união do Acre e aqui no Juruá existe muita prosperidade e consegui construir um ambiente favorável. Então tenho muita esperança de dividir com o Juruá as perspectivas de um futuro melhor para o Acre e as suas novas gerações,” disse ele.

Quanto a um possível segundo turno Viana não quis comentar. “Prefiro esperar o grito das urnas para me manifestar. Mas estou com a esperança da vitória já agora. Mas isso compete a autoridade que a democracia dá as pessoas. Vou aguardar com humildade esse julgamento do Acre,” salientou.

Bocalom e a luta de Davi contra Golias

Com pouca estrutura de campanha, Bocalo (DEM) esteve em Cruzeiro do Sul acompanhado do seu vice Henrique Afonso visitando pequenos comerciantes dos mercados populares. “É uma luta de Davi contra Golias. A nossa maior estrutura é a vontade do povo que quer fazer a mudança que virá agora. Não tenho a menor dúvida que a vontade do povo ninguém consegue tirar,” afirmou.

Quanto as suas propostas para o Juruá Bocalom disse que é preciso a saúde e a educação. “Mas, sobretudo, a trafegabilidade dos ramais para que possa haver maior produção agrícola na região. A gente sabe que a farinha é o produto principal e precisamos trazer indústrias de fécula da mandioca para agregar valores. Além de aumentar a produção de arroz e tomate,” pontuou.

Bocalom ressaltou ainda a questão da Universidade Estadual que pretende criar para dar oportunidades aos jovens estudarem gratuitamente. “Teremos cursos como o de medicina. A Universidade Estadual dará oportunidades de estudos em todos os municípios e não só na Capital. O meu governo vai deixar o povo trabalhar e acabar com as perseguições,” salientou.

Quanto a BR 364 no trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, Bocalom comentou: “O ex-governador Orleir Cameli reativou a BR 364 e em menos de dois anos fez o trecho entre Sena Madureira e Rio Branco. Os governos da FPA em 16 anos não conseguiram concluir a BR. O Orleir em quatro anos, se considerar o trecho de Brasiléia da BR 317, fez muito mais do que eles em quatro anos. Nós vamos concluir essa obra com o apoio do Governo Federal com qualidade e não do jeito que está aí,” criticou.

Bittar que ligar Cruzeiro do Sul a Pucallpa no Peru

O candidato tucano Márcio Bittar participou da carreata dos amigos do candidato Gladson Cameli (PP), no domingo, 28, em Cruzeiro do Sul. Ele também falou das suas propostas para a região. “Melhorar a educação e a segurança pública que está um caos. Já assumi o compromisso de levar o asfalto de Cruzeiro do Sul até Pucallpa no Peru. Uma obra que sinaliza para um futuro de melhores perspectivas para milhares de jovens que precisam de trabalho. O Peru cresce cinco vezes mais do que o Brasil. Comprar, vender e integrar o Juruá com Ucayalli é uma pauta importante para a região do Juruá,” ressaltou.

Bittar quer ligar os municípios da região por estradas. “Também vou fazer a ligação terrestre de Marechal Thaumaturgo a Porto Walter e de Porto Walter a Cruzeiro do Sul. Vou levar a todos os agricultores o perdão das dividas do IMAC. Fazer parcerias com as cinco prefeituras da região para a manutenção dos ramais. Fornecerei caminhões para escoar os produtos e garantir a compra da produção,” prometeu.

Quanto a um possível segundo turno, Bittar avaliou: “Tenho convicção de que irei para o segundo turno com o Gladson já eleito o mais jovem senador do Brasil. E nessa nova eleição vamos dar a virada que a nossa população espera para realizar as mudanças no Acre, “ finalizou.

Compartilhar
Sair da versão mobile