Holanda leva a melhor sobre a Austrália: 3 a 2

copa-do-mundo-brasil-australia-holanda-20140618-15-size-598
Van Persie comemora gol da Holanda durante a Copa do Mundo (Reuters)

Na tarde desta quarta-feira, Holanda e Austrália se enfrentaram, em partida válida pela abertura da segunda rodada do grupo B da Copa do Mundo. O duelo foi disputado no Estádio Beira Rio, na cidade de Porto Alegre, e terminou em triunfo holandês por 3 a 2.

Com a vitória, a Holanda se isola na liderança do grupo B, com seis pontos conquistados em duas partidas disputadas. A Laranja Mecânica poderá garantir sua classificação às oitavas ainda nesta rodada, caso a Espanha não vença o Chile. A Austrália perdeu seu segundo jogo e está fora da competição.

Na terceira e última rodada da fase de grupos, a Holanda enfrentará o Chile, precisando apenas de um empate para garantir a primeira colocação da chave. A partida acontecerá na Arena Corinthians. Já a Austrália fechará sua participação no Mundial, diante da Espanha, na Arena da Baixada. Os jogos estão marcados para a próxima segunda-feira.

O JOGO

O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio das ações ofensivas e pelo número de gols: um para cada lado.

A primeira jogada de perigo aconteceu para a seleção da Oceania. Leckie fez boa jogada pela direita e cruzou para Bresciano, porém o goleiro holandês Cillessen ficou com a bola. Aos 17 minutos, a primeira jogada de perigo da Holanda. Robben cobrou falta na cabeça de Van Persie, que não acertou com força, e facilitou a defesa do arqueiro australiano.

Aos 20 minutos, o primeiro gol do jogo. Robben recebeu bola na intermediária, invadiu a área e chutou sem chances para o goleiro Ryan, colocando a Laranja Mecânica à frente pela primeira vez no jogo.

A resposta austrlaiana aconteceu no minuto seguinte. Na saída de bola, Tim Cahill foi lançado dentro da área. O meia-atacante não deixou a bola cair no chão e acertou um forte chute, empatando o jogo.

O segundo tempo foi iniciado da mesma forma que terminou o primeiro: com jogo ofensivo de ambos os lados. Aos quatro minutos, Van Persie tentou chutar de longe, mas foi travado. No minuto subsequente, Sneijder chutou da entrada da área, e a bola passou próximo à trave australiana.

Aos oito minutos, quem passou à frente do marcador foi a Austrália. Bozanic tentou cruzar, e a bola tocou na mão de Jaanmat. O árbitro da partida assinalou pênalti. Na cobrança, Jedinak, que bateu sem chances de defesa.

Porém a vantagem australiana não demoraria muito. Quatro minutos depois, Van Persie foi acionado dentro da área. O camisa 9, sem marcação, não desperdiçou a chance e devolveu a igualdade ao placar.

O placar foi selado aos 22 minutos. Depay, que acabara de entrar no jogo, arriscou de longa distância, e o goleiro Ryan aceitou, deixando a seleção comandada por Louis Van Gaal novamente no comando do marcador.

Após assumir a liderança no placar, a Holanda passou a dominar o jogo, e ainda chegou perto de ampliar a vantagem, em chutes de Robben e De Jong. No primeiro, o meia-atacante do Bayern de Munique cobrou falta na mão do goleiro. No segundo lance, o volante chutou cruzado e Ryan voltou a defender.

FICHA TÉCNICA
AUSTRÁLIA 2X3 HOLANDA

Competição: Copa do Mundo – Grupo B – Segunda Rodada
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data e Hora: 18 de junho de 2014, às 13h (de Brasília)
Árbitro: Djamel Haimoudi (ALG), auxiliado por Achik Redouane (MAR) e Etchiali Abdelhak (ALG)
Cartões Amarelos: Cahill (Austrália); Van Persie (Holanda)
Cartões Vermelhos: –
Gols: Cahill e Jedinak (Austrália); Robben, Van Persie e Depay

AUSTRÁLIA: Ryan; Franjic, Wilkinson, Spiranovic e Davidson; Milligan, Jedinak, Oar, Troisi e Bresciano; Cahill. Técnico: Ange Postecoglou.

HOLANDA: Cillessen; Janmaat, Bruno Martins Indi, De Vrij, Vlaar e Blind; De Jong, De Guzmán e Sneijder; Robben e Van Persie. Técnico: Louis van Gaal.

Compartilhar
Sair da versão mobile