Presidente da OAB/AC cobra postura em relação a episódio de racismo

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre (OAB/AC), Marcos Vinicius Jardim Rodrigues, usou a sua página no facebook para cobrar uma postura das pessoas em relação ao episódio envolvendo o jogador da seleção brasileira, Daniel Alves, que no último final de semana comeu um banana jogada no campo por um torcedor do time adversário em partida de futebol realizada na Espanha. O ato desencadeou milhares de manifestações em todo mundo contra o racismo.

Para o advogado, “é natural que o atentado contra a dignidade de um dos representantes da maior paixão brasileira, o futebol, tenha causado extrema e generalizada reação, mas e quando o rubor do momento passar? E qual será nossa reação quando atentados similares acontecerem, como os muitos que já ocorreram com jogadores de outras nacionalidades? Será que só vamos nos sentir doloridos e atingidos diretamente quando um dos nossos, rico e famoso, for a vítima da vez?”

Marcos Vinicius destacou que historicamente negros, mulheres, GLBTs, portadores de necessidades especiais, idosos e crianças “experimentam dia a dia a mesma intolerância vivida pelo Daniel Alves, o que comprova o nosso pouco progresso na efetividade dos direitos humanos, igualdade, fraternidade, justiça social”.

“E mesmo diante disso, será que amanhã estaremos mais uma vez condescendentes, resignados, despreocupados, com o preconceito, o machismo, a intolerância? O que realmente estamos fazendo para que esse quadro de desrespeito seja enfim ultrapassado? Qual a nossa contribuição mínima para esta e as próximas gerações? Só gritaremos quando os atingidos somos nós? Até quando negaremos ou confortavelmente permaneceremos omissos diante da realidade silenciosa e cruel do racismo e preconceito? Permanecermos inertes? Até quando?”, questionou Rodrigues.

Compartilhar