Em reunião na Acisa, Prefeito Marcus Alexandre debate o estacionamento rotativo, Refis e Copão Comunitário

O prefeito Marcus Alexandre se reuniu na noite desta quinta-feira, 24, na sede da Associação Comercial do Acre (Acisa), localizada na Avenida Ceará, para debater um conjunto de ações, entre as quais a implantação da zona azul em nossa cidade, a aprovação da lei que autoriza o refinanciamento da dívida ativa para os empresários, o Refins, além da realização do segundo Copão Comunitário.

A reunião contou com a participação de empresários dos mais diversos setores, o presidente da Acisa, Jurilande Aragão, o secretário de Esporte e Lazer do município, Afrânio Moura, o secretário de Finanças, Andrias Sarquis e o presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMAMRB), Gilson Albuquerque.

No ano passado, a Acisa foi uma das principais parceiras da prefeitura de Rio Branco na realização do I Copão Comunitário, o campeonato municipal de futebol, cujos números o tornaram a maior competição esportiva já realizada em toda a história da nossa cidade.

No ano passado, o Copão foi realizado com noventa e uma equipes, tendo cento e noventa e quatro jogos, mais de dois mil e duzentos atletas e dirigentes inscritos e marcados seiscentos e cinqüenta e cinco gols.

Este ano, a segunda edição do Copão Comunitário será realizada com cento e sete equipes, divididos em dez regionais. Mais equipes, mais sedes. Catorze campos serão utilizados para a realização das partidas. O campeonato está previsto para começar no final do mês de maio, antes do início da copa do mundo.

Os empresários se colocarão, mais uma vez, à disposição da prefeitura para ajudar no que for preciso na realização da competição. O empresário Osvaldo Dias, proprietário da Star Motos, frisou que além das duas motocicletas ofertadas às equipes vencedoras (como no ano passado), outras duas serão sorteadas para a torcida no final do campeonato.

O presidente da Acisa, o empresário Jurilande Aragão, destacou que o Copão é uma competição que beneficia os empresários, já que expõe as empresas na mídia por quase seis meses. “É uma relação de custo/benefício muito positiva para os empresários”, fez questão de dizer.

Zona Azul

Além da realização do Copão Comunitário, outro assunto debatido pelo prefeito Marcus Alexandre com os empresários foi a implantação do sistema de estacionamento rotativo pago, conhecida como zona azul. O início da implantação deve acontecer até o próximo dia cinco de maio.

Há quinze dias, o prefeito Marcus Alexandre já havia se reunido com os flanelinhas do centro da cidade para explicar o procedimento de implantação do rotativo. Além dos flanelinhas, a partir de maio, a prefeitura de Rio Branco já contará com o trabalho dos sessenta e cinco agentes de trânsito que foram aprovados no concurso da RBTRANS e que irão fortalecer a fiscalização do trânsito e do transporte, principalmente no centro da cidade.

A instalação da zona azul se faz necessária para organizar o trânsito e o estacionamento dos veículos. Irá ocorrer em ruas do centro, do Bosque e também da Estação Experimental. Neste primeiro momento, a instalação acontecerá na rua Epaminondas Jácome, no trecho central da avenida Getúlio Vargas, na rua Arlindo Porto Leal e na rua Rui Barbosa.

A zona azul será equipada com um parquímetro, instrumento de uso coletivo, onde os motoristas poderão realizar o pagamento. O tempo mínimo para o estacionamento é de meia hora e o máximo de duas horas. O valor cobrado irá variar conforme o veículo (carro ou moto), entre R$ 0,50 e R$ 2,00.

Refis

Outro assunto debatido entre o prefeito Marcus Alexandre e os empresários na sede da Acisa foi a lei municipal aprovada esse mês pela Câmara de Vereadores que autoriza o refinanciamento da dívida ativa, que poderá ser feita em até sessenta meses. Além do parcelamento do débito, os empresários terão descontos graduais nos juros, podendo chegar a cem por cento se a dívida for quitada, por exemplo, até o dia 30 de dezembro deste ano.

O abatimento dos juros vai caindo na medida em que os prazos vão se alongando. Caso a quitação da dívida se dê até o dia 30 de dezembro de 2015, o desconto dos juros caem para 80%, até chegar a 20% se a dívida for paga até o dia 30 de dezembro de 2018.

O prefeito Marcus Alexandre fez questão de lembrar que esse refinanciamento das dívidas é o último até dezembro de 2016 e que, uma vez reparcelado, os empresários não poderão mais deixar de pagar as prestações, perdendo o direito caso mais de três parcelas fiquem em aberto.

 

Compartilhar
Sair da versão mobile