Walter Prado, o Comandante da revolta na base governista

O deputado Walter Prado (PROS) comandou ontem na Aleac a rebelião na base do governo que derrubou os vetos opostos pelo governador Tião Viana a projetos aprovados eivados de irregularidades. Fez até discurso na tribuna contra o governo. Seguiram Prado na rebeldia os deputados Manoel Moraes (PSB), Edvaldo Sousa (PSDC), Eber Machado (PSDC) e Luiz Tchê (PDT). O grupo rebelde impôs quatro derrotas ao governo. É a primeira vez que isso acontece na base governista nos 12 anos de governos da FPA. A oposição, que sem o grupo não tinha votos para derrubar os vetos, saiu comemorando. E os deputados Werles Rocha (PSDB) e Gilberto Diniz (PTdoB) saíram rindo e enaltecendo o deputado Walter Prado (PROS), como o ”nosso novo aliado”.

Baixou Stalin
Por diversas vezes já disse no blog que o deputado Eduardo Farias (PCdoB) está na cota dos cinco melhores parlamentares desta legislatura. Mas, vez por outra o espírito do truculento ex- ditador soviético, Stalin, baixa nele e acha que tudo pode e perde a sua natural fleuma. Ontem, teve uma dessas incorporações e se pôs a praguejar, alegando que quem vota no governador Tião Viana tem que votar na candidata ao Senado do PCdoB. Araruta tem seu dia de mingau. E ontem, foi o seu dia de araruta. E com gorgulho. Tem que colocar na sua cabeça que manda nos filiados do seu partido. Que na parte que me toca ninguém tem influência sobre o meu voto. Voto em quem quiser. E outra coisa, meu caro Dudu, quem se move sob pressão é locomotiva a vapor. E estas já foram até desativadas, caducaram na tecnologia. Pressão não funciona comigo. E sobre quem vota no Tião Viana tem que votar na candidata ao Senado do seu partido é delírio de febre de malária. Parece que seus colegas deputados estão lhe enganando neste quesito. E no mais, a vida continua.

É apenas um esquenta
O lançamento de chapas para disputar o governo faz parte da liturgia que antecede toda eleição. No caso do Acre, não esperem maiores movimentações dos candidatos a governador a não ser a das triviais reuniões e viagens ao interior. Campanha para valer, nas ruas, só após o fim da Copa do Mundo, em junho. Aí sim é que, vai se ver quem é que tem café no bule.

Não vinga
Não sei por qual razão o deputado Luiz Tchê (PDT) insiste na tese de “chapinha dos nanicos” para deputado federal. É uma idéia, que na sua experiência, ele já sabe que nasceu morta.

Não passa, é inconstitucional
Não se desconhece o valor dos agentes penitenciários. Não é fácil e é perigoso lidar com marginais, mas, o caminho de valorização não passa pelas suas transformações em policiais.

Não passa nas comissões
É bom eles não criarem expectativa com o anteprojeto de Lei Complementar do deputado Walter Prado (PROS) que os coloca no quadro da polícia civil, a matéria não será aprovada.

É o entendimento
É entendimento da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa que esta matéria é inconstitucional, por fazer transposição de cargo, que só pode por concurso público.

Fora de tempo
Alguns técnicos em gestão do governo estão mal informados. Gritavam, na Aleac; “Petecão, governador!”. Alguém precisa lhes dizer que o Sérgio Petecão nem mais candidato ele é.

Meio sorumbático
Quem conversou com o senador o Petecão (PSD) após a sua renúncia em disputar o governo nota de cara o seu abatimento, por ter falhado o plano dele, disputar o governo estadual.

Culpa o bocalon
Sérgio Petecão (PSD) debita a Tião Bocalon (DEM), o fracasso do seu plano: “quebrou o quadro que seria o ideal, eu sair para governador e ele para senador. Ele agora agüente o tranco só”.

Querem inverter os pólos?
O ex-prefeito Normando Sales (DEM) usa a ironia quando perguntam se Tião Bocalon (DEM) vai abrir para o Márcio Bittar (PSDB). “Como, se estamos melhor que ele nas pesquisas”?

Acabou o tabu
O governador Tião Viana segue hoje para a inauguração de mais uma obra em Cruzeiro do Sul. Quebrou, na última eleição, o tabu que o município não vota em candidato ao governo do PT.

Acordem!
E por um princípio básico, que sempre repito: em eleição para governador se vota na pessoa, na empatia que possa ter com a região, o sectarismo do Juruá já é coisa do passado, acordem!.

Não existe
Não conheço ninguém que lutou mais pela liberação dos valores do Telexfree apreendidos pela justiça que o deputado Moisés Diniz (PCdoB). Foi ele quem pôs a cara desde o início.

Em que ficou mesmo?
E falando nisso, em que ficou mesmo este dramalhão do Telexfree, que não tem fim?.

Nada, absolutamente
A última pesquisa encomendada pela oposição e entregue há dois dias, não mudou nada para o governo. O resultado só serviu para aumentar a desesperança nas hostes oposicionistas.

O que é a política
Quando tinha prefeitos do PT no Vale do Acre o Tião Viana levou um baile nas urnas, nos municípios da região. Hoje, a situação política se inverteu com os prefeitos de oposição.

Chapa fechada
A aliança do PSDB lançou ontem a sua chapa, tendo Márcio Bittar (PSDB) para governador e deputada Antonia Sales (PMDB) de vice. E Gladson Cameli (PP) para o Senado. Sem surpresa.

Não votam no acre
Foi comemorado como uma “grande vitória” a presença de uma senadora e vários deputados federais do PP, PROS e PSDB. Um detalhe que foi esquecido: nenhum deles vota no Acre.

Outro bloco
O outro bloco da oposição, formado pelo DEM-PMN-PV, vai de Tião Bocalon (DEM) para o governo e o advogado Roberto Duarte (PMN) ao Senado. O vice só será definido em maio.

Nova sobrevida
Não foi julgado ontem no STJ, o mérito da ação  que pede a Prescrição da condenação do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, pelo STF. Os autos voltarão à Justiça Federal.

HC concedido
O HC que o garante esperar a decisão final no cargo de prefeito lhe foi concedido pelo STJ.

Espera de cumprimento
O presidente do PRP, Julinho, nega que o seu partido entrou na oposição: “não é isso, apenas o PRP recuou na espera que alguns compromissos do PT com o partido sejam cumpridos”.

 Roni, o cara
Quem me ligou ontem foi o ex-deputado federal Ronivon Santiago (PP) para dizer ser candidato a Federal. E otimista: “não interessa em que chapa vou entrar, uma vaga é minha”.

“Sou casado”
O deputado Jonas Lima (PT) chegou ontem no deputado Astério Moreira (PEN), e pediu: “apóie o Mâncio Cordeiro para deputado federal, por amor”. Comentário do Astério: ”sou casado”.

Comeu o bolo
O deputado Eduardo Farias (PCdoB) fez ontem uma sessão especial, na Aleac, de homenagem  ao cooperativismo e quem apareceu e foi destaque na mesa dos trabalhos foi o secretário José Reis, dos Pequenos Negócios, convidado pelos dirigentes das cooperativas. O Eduardo fez a festa, mas quem apareceu, roubou a festa e comeu o bolo de aniversário foi o Reis. O Reis é apenas candidato a deputado, mas já está dando aula de esperteza em quem já é deputado.

 

Compartilhar
Sair da versão mobile