Jorge Viana defende reajuste dos benefícios dos soldados da borracha

O senador Jorge Viana defendeu aprovação do relatório do senador Aníbal Diniz à proposta de emenda à Constituição que reajusta os valores pagos aos soldados da borracha, brasileiros que foram levados à Amazônia, pelo governo, durante a 2ª Guerra Mundial, para trabalharem em seringais e fornecer borracha à indústria bélica.

No relatório de Aníbal Diniz, explicou Jorge Viana, o valor a ser pago passará para R$ 3.789, reajustáveis pelo mesmo índice de correção dos benefícios de prestação continuada pagos pela Previdência Social. Além disso, os soldados receberão uma compensação em parcela única, no valor de R$ 25 mil.

Pelas regras atuais, o benefício pago aos soldados da borracha equivale a dois salários mínimos, enquanto que os pracinhas que combateram na guerra recebem seis salários mínimos, disse Jorge Viana.

“Quero pedir ao Senado Federal que possa fazer o ajuste necessário à proposta; que ela possa ser adequada à realidade brasileira, mas que ela possa fazer justiça ao soldado da borracha e seus familiares”, disse.

O relatório do senador Aníbal Diniz foi lido nesta quarta-feira (19), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, mas um pedido coletivo de vista retirou a proposta da pauta. A votação somente deverá ocorrer na próxima semana, disse Jorge Viana.

Compartilhar