TRT de Rondônia e Acre é prestigiado com convocação de desembargadora para o TST

O Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ministro Barros Levenhagen, anunciou a convocação da Desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur para compor o quorum da 3ª Turma Recursal da Subseção II da Seção Especializada em Dissídios Individuais do TST por um período de 18 meses.

SO2A1801 (1)

Na ocasião foram anunciadas outras 15 convocações de desembargadores que atuarão nas várias turmas recursais do TST.

O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (17), na 1ª Reunião Extraordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRT´s – COLEPRECOR, na capital federal, ocasião em que foi assinado um termo de cooperação técnica entre o TST e o alguns TRT´s para viabilização das mencionadas convocações que serão referendadas pelo Órgão Especial da Corte Superior.

O Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ministro Barros Levenhagen, enfatizou que essa convocação coletiva tem como objetivo combater o volume processual que aumentou consideravelmente nos últimos dois anos. Ressaltou que a atuação dos convocados será viabilizada pelo uso de ferramentas de TI, como o gabinete virtual.

Os convocados, a partir de maio, comparecerão uma vez por mês ao TST para o julgamento de agravos de instrumento e eventuais recursos destrancados, os chamados recursos de revista. Anunciou, ainda, que em abril será oferecido um curso da ferramenta de TI Gabinete Virtual para 16 servidores indicados pelos pelos tribunais do trabalho que firmaram o termo de cooperação técnica.

Barros Levenhagen finalizou sua fala solicitando a colaboração dos regionais e dos magistrados convocados para que as convocações atinjam seus objetivos, reduzindo os recursos represados no TST, bem como agradeceu ao membros do COLEPRECOR a receptividade recebida à época que atuou como corregedor.

O Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, Ministro Brito Pereira em sua primeira participação no COLEPRECOR, fez um rápido pronunciamento, visto que estava em correição no TRT da 10ª Região, destacando que a Corregedoria Geral está de portas abertas para ouvir presidentes e corregedores do tribunais. Na solenidade esteve presente também a Ministra Kátia Magalhães Arruda.

O Presidente do COLEPRECOR e do TRT da 14ª Região, Desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, salientou que a convocação de 16 desembargadores reforça o compromisso da atual gestão do TST com a célere prestação jurisdicional, bem como homenageia o Pacto Federativo. Além de ser um reconhecimento ao TRT da 14ª Região, que gestão a gestão vem alçando elevados níveis de qualidade na prestação jurisdicional.

Vania Maria da Rocha Abensur nasceu na cidade de Belém do Pará (PA). Graduou-se pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará – CESEP, atual UNAMA. Em 1986, após concurso, ingressou no magistratura do trabalho na 14ª Região. Em 08/07/2005, tomou posse como Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região. Exerceu a presidência do Regional no biênio 2011/2012 e a vice-presidência do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho – Coleprecor, no mesmo período. Com mestrado em Direito do Trabalho pela pela Universidade Mackenzie/São Paulo – SP, a magistrada é Doutoranda pela Universidad de Castilla-La Mancha/Espanha, em Direto Social para Magistrados do Trabalho Brasileiros, já tendo recebido o Diploma em Estudos Avançados, para defesa da tese em qualquer dos países da União Europeia, bem como o diploma de especialização na mesma área.

A magistrada convocada, Desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, que esteve presente na sessão extraordinária do COLEPRECOR, declarou: Eficácia, eficiência e efetividade são as palavras-chave que empolgaram a assinatura do termo de cooperação do TST com alguns regionais, viabilizando essas convocações. O TRT da 14ª Região sente-se honrado com essa convocação. É um desafio que prontamente aceitei, desejando fortemente cooperar com o Judiciário Trabalhista.

Compartilhar