Rio Madeira atinge 19,12 metros e mais de 2.400 famílias estão desabrigadas

O rio Madeira registrou na manhã desta segunda-feira (17) a marca de 19,12 metros acima do seu nível normal. O rio vem mantendo a média de aumento de seu nível a dois centímetros por dia, isso de acordo com os dados registrados pela Marinha do Brasil.

Esse numero é considerado histórico, já que supera em quase dois metros a marca de 17,52 metros registrada no ano de 1997. O Governo Federal reconheceu neste sábado,15, o Estado de Calamidade Pública em Porto Velho.

Informações dão conta de que existem pontos que o volume do seu nível aumenta sete centímetros diários, a previsão menos pessimista é a de que antes do final do período de inverno amazônico o nível do rio Madeira em Porto Velho chegue até os 19,40 metros.

Nos distritos ribeirinhos as comunidades já estão fora de risco, soldados do Exercito Brasileiro estão montando acampamento para abrigar as famílias vitimas da cheia que ainda permanecem alojadas em escolas públicas da capital, outro ponto de preocupação, pois até o momento os alunos da rede pública de ensino em Porto Velho ainda não iniciaram o ano letivo.

Dentro da área urbana de Porto Velho o problema com doenças infectocontagiosas vem se tornado uma constante crescente, o risco aumenta nos bairros do Centro da capital onde é possível observar um grande numero de caramujos africanos, além de centenas de larvas. Dados apontam que um surto de leptospirose é questão de dias em Porto Velho.

Na área conhecida como “Cracolândia” de Porto Velho a situação é mais complicada, deixados para trás após a alagação, muitos decidiram morar em acampamentos improvisados às margens de uma avenida alagada.

Nos município de Guajará-Mirim e Nova Dimensão o problema com o isolamento das comunidades com o restante do estado foi amenizado após a presidente da república afirmar em visita à Porto Velho que irá abrir a “Estrada Parque” que ligará os municípios até a cidade Ariquemes por dentro de uma área de reserva ambiental.

Compartilhar