Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Acre (Ufac) decidiram pela greve geral a partir da próxima segunda-feira, 17 de março. A decisão foi tomada hoje, 10, durante Assembléia Geral realizada no campus Rio Branco. As aulas não serão prejudicadas pela paralisação.
A proposta, feita pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), vale para todo o território nacional, mas antes de tudo, necessita de apreciação.
A Fasubra negocia com o Ministério da Educação, diversas exigências. A sugestão para o Acre foi feita em meados do último mês de fevereiro.
Abaixo, confira algumas exigências dos profissionais.
01- Extensão do art.30 da lei 12772/12.
02- Cumprimento integral do acordo de greve de 2012, reconhecimento dos certificados de capacitação que os aposentados já possuíam quando da constituição da carreira, e cronograma com resolubilidade para a negociação dos relatórios de todos os GTs.
03- Reconhecimento dos cursos de mestrado e doutorados fora do país.
04- Aproveitamento de disciplinas da pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) para pleitear incentivo a capacitação
05- Revogação das ONs ( Orientações Normativas), que tratam da contagem de tempo especial convertido em tempo comum( insalubridade, periculosidade, penosidade)
06- Não a perseguição e criminalização da luta! Democratização Já!
07- Liberação de dirigentes sindicais para o exercício de mandato classista.