Presos recebem tornozeleira eletrônica no Acre

Vinte e sete presos em regime semiaberto terão o benefício de dormir em casa e conviver com a família a partir de hoje, segundo o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). Esses presos usarão o monitoramento eletrônico – as tornozeleiras. Atualmente, 191 presos em regime semiaberto, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, desfrutam do benefício.

Mais de 600 equipamentos foram disponibilizados para a Vara de Execuções Penais, que concede ou não o uso do serviço para cada preso. Dos processos que constam em análise na Vara, 27 já foram verificados e liberados. A meta do governo do Estado é monitorar mais de 700 reeducandos até o final do ano.

Como é feito o monitoramento?

O monitoramento é feito 24 horas por dia, todos os dias, inclusive aos feriados e finais de semana, por meio de tecnologia GPS e GPRS. Caso uma tornozeleira seja arrebentada e afastada do corpo do beneficiário, o equipamento acusa o rompimento e a equipe plantonista tenta entrar em contato com o preso para saber o que aconteceu.

Em alguns casos, pode ser apenas um acidente ou a quebra do aparelho por motivo alheio à vontade. Em dois anos de uso deste equipamento pelo governo do Estado 668 presos foram beneficiados e 13 casos de rompimento foram registrados.

 

Compartilhar