A Situação de Emergência do Estado do Acre foi reconhecida nesta sexta-feira, 28, pelo Governo Federal. A portaria de reconhecimento foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. O Executivo Federal destinará, em caráter imediato, mais R$ 2,2 milhões ao Estado. O objetivo é dar celeridade às ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento dos serviços essenciais no Estado. O Estado vizinho, Rondônia, sofre ainda mais com as cheias e só conseguiu R$ 564,8 mil
Todo o recurso poderá ser gasto em um prazo em doze meses. Para a decisão sobre o valor foi levada em consideração a natureza e o volume de ações a serem implementadas em território acreano. O prazo começou a contar no ato de publicação do documento.
Amanhã, sábado, dia 1º de março, faz exatos trinta dias que mais de trezentas famílias estão abrigadas no parque de Exposições Marechal Castelo Branco, no 2º Distrito da Capital acreana.
Segundo informa o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a BR-364, que liga os Estados do Acre e Rondônia, teve o tráfego suspenso no trecho que corta o município de Jacy-Paraná, em Rondônia. Muitos caminhoneiros afirmam haver uma forte correnteza no trecho alagado. Os órgão federais estão fiscalizando a região em alerta.