Evo pede investigação nas barragens de Rondônia por inundação na Bolívia

Cerca de 80 % da região Cachuela Esperanza está inundada pelas águas do rio Beni . Em resposta , o presidente Evo Morales instituiu uma investigação do efeito das barragens construídas no Estado de Rondônia.

“Eu pedi uma investigação , um estudo correspondente , se essas barragens na área do Brasil estão afetando (a Esperanza Cachuela ) é causam algum efeito “, disse o Chefe de Estado na capital Beni, onde ele relatou o esforço de socorro e alívio para as vítimas.

De acordo com um relatório do Centro de Investigação e Promoção dos Agricultores ( CIPCA ) , as barragens de Jirau e Santo Antonio podem causar inundações mais prolongadas que irá resultar na perda de áreas de cultivo agrícola , agroflorestal , pecuária e florestas.

“Há algo de errado”, disse Morales e não deu mais detalhes , de acordo com a agência de ANF .

De acordo com dados do vice-ministro da Defesa Civil, já são 60 mil famílias afetadas pelas fortes chuvas . Em Trinidad começou a instalação  dos acampamentos para as famílias afetadas.

Enquanto isso , a ajuda internacional continua a chegar ao país . O Governo do Peru enviou um helicóptero de carga de três toneladas . Dois outros helicópteros russos arrendado pelo Governo e fazem resgastes em regiões isoladas. A Espanha enviou 20 toneladas de itens para abrigo, saneamento , higiene e alimentação.

Compartilhar
Sair da versão mobile