Articulação na Aleac quer afastar Santiago da presidência

Deputados descontentes com o presidente Élson Santiago (PEN) buscavam ontem uma saída no Regimento Interno para que possam apeá-lo do cargo, numa votação em plenário. Querem pôr no seu lugar o deputado Helder Paiva (PEN). Alegam “falta de diálogo” e “autoritarismo”. Motivos nada relevantes. Tentar lhe tirar do cargo é puro golpismo. Foi eleito legalmente.

Nenhuma ilegalidade
E o golpe se torna ainda mais condenável porque a tentativa de sua deposição não se é buscada pela prática de um ato ilegal. Mas apenas por relações tensas com a sua gestão.

Medida antipática
Além de toda deposição ser uma medida antipática, pior ainda é, estarmos em ano eleitoral.

Aguardando fevereiro
O deputado Eduardo Farias (PCdoB) admitia ontem que, se o secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, ficar no cargo buscarão outro nome a deputado federal.

Moisés Diniz
Para Farias, o deputado Moisés Diniz (PCdoB) seria o nome a mais se aproximar desse perfil, por esse movimento que vem fazendo com temas como Telexfree e o dos 11 mil servidores.

Mesa de debate
Eduardo Farias diz que, o PCdoB vai para o debate contra tese de setores do PT de que, se os comunistas ganharem a vaga do Senado terão de abrir mão da disputa de deputado federal.

Resolver logo
Acredita o deputado Eduardo Farias que, a questão do Senado será resolvida por todo o mês de fevereiro, já que, a provável composição da chapa foi antecipada por esta coluna.

Bem mais interessante
Diferente da disputa do governo, onde Tião Viana é favorito; ao Senado a disputa será dura, entre Gladson Cameli (PP), Bocalom (DEM), e Perpétua Almeida (PCdoB) ou Anibal Diniz (PT).

Questão de anúncio
No DEM, agora é só questão de achar a data mais oportuna, que deverá acontecer após o carnaval, para o ex-prefeito Tião Bocalom anunciar, oficialmente, a sua candidatura a senador.

Orientação da nacional
A candidatura ao Senado foi uma orientação do presidente do DEM, senador Agripino Maia.

Perderam a oportunidade
Os Pais de Santo que apareceram na mídia com previsões políticas, já que dizem ter o dom da adivinhação, deveriam tê-lo usada para acertar os seis números da MEGA-SENA da Virada.

Grande teste
O grande teste neste ano eleitoral, na Capital, terá como principal protagonista o prefeito Marcus Alexandre: ver se conseguirá transformar em votos para o PT sua alta popularidade.

Perdeu na Capital
Na eleição passada para o governo, o ex-prefeito Raimundo Angelim também estava bem situado na aceitação popular e ainda sim Tião Viana sofreu inesperada derrota na Capital.

Voltou à ribalta
Depois do ano de 2013, afastado das solenidades e dos atos políticos, o senador Jorge Viana reapareceu ontem, durante o lançamento da campanha contra a dengue.

Apostaram errado
Apostaram errado os que apostaram numa cisão do senador Jorge Viana, ficando de fora da campanha eleitoral. Um erro amador. Não ajudaria a oposição destruir a FPA que construiu.

Candidatura única
Nas recentes conversas políticas que o governador Tião Viana tem tido com políticos aliados tem reiterado que, a FPA terá só um candidato ao Senado, descartando duas candidaturas.

Pajelança “doída”
A pajelança dentro do PT será “doída”, mas, tem que ser feita na questão do Senado, costuma comentar Tião Viana. Nas avaliações internas, duas candidaturas só favorecem a oposição.

 Fora de cogitação
O ex-prefeito Raimundo Angelim (PT) descarta seu nome para vice na chapa do governador Tião Viana. “Sou candidato a deputado federal”, me disse ontem.

Bem situado
Quem entra o ano bem situado administrativamente é o prefeito de Senador Guiomard, James Gomes (PSDB), que depois de pular a fogueira da cassação, agora tem tudo para deslanchar.

A pressa é inimiga…
Antes da entrega do primeiro lote da casas na “Cidade do Povo”, o Tião Viana deveria pensar em linhas de ônibus, mercearias e escolas funcionando, para os moradores não ficarem ilhados.

Central de reclamações
Se essa mínima estrutura não for implantada o lugar vai virar uma central de reclamações.

Nome novo
É bom se apostar no novo. Não no novo pela idade, mas, pela qualificação. Por isso deve ser vista como positiva a candidatura a deputado federal do apresentador TV-GAZETA, Alan Rick.

Agora é oficial
O PSDC deliberou é agora é oficial: vai apresentar o nome do Pastor Rodson ao debate, como candidato do partido à primeira suplência do Senado da FPA.

Temor da liberalidade
Em entrevista à Isto É, o ministro do STF, Marco Aurélio, levantou o temor da próxima composição do TSE ser em demasia liberal na apreciação de pedidos de cassação de mandatos.

Ruim e favorece
Marco Aurélio tem razão quando diz que a liberalidade favorece que tem bons advogados.

Não se discute, mas, se debate
Formado em Direito sei que decisão judicial não se discute, mas, se recorre. Mas, como jornalista é meu dever contestar. Até hoje é comentada negativamente no meio jurídico a absolvição do prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, num processo que, segundo vários advogados (até ligados ao PT) era farto de provas de ilegalidade na sua eleição. Por isso, não creio numa caçada nesta eleição aos compradores de votos com desfecho de punição. Enquanto isso, jornalistas foram condenados pelo seu sagrado direito de opinar politicamente.

 

 

Compartilhar