Entre o sermão do Arcebispo e do Vigário-Geral, deve-se ficar com a pregação do Arcebispo

Fui aluno do Colégio Dom Bosco, da congregação dos Salesianos, rígida no ensino e na disciplina religiosa e foi lá que aprendi que, entre o sermão do Arcebispo e do Vigário-Geral, deve-se ficar com a pregação do Arcebispo. Quem duvidar que a chapa majoritária da FPA será Tião Viana (PT) Governo, Leo (PT) Vice e Perpétua Almeida (PCdoB) Senado, confira em 2014.

Bem capaz
É bem capaz, depois de mais de 40 anos de jornalismo político, eu criar essa chapa da minha cabeça. Só que fonte se preserva, jornalista que não preserva sua fonte não vai muito longe.

Nota da presidência
Recebi nota ponderada do presidente do PT, Ermício Sena, pontuando que o PT tem instâncias partidárias para deliberações e que “o companheiro Carioca não está autorizado a falar em nome da direção e sobre o tema, nem em nome do governador”. Cabe fazer uma pergunta: onde foi que coloquei ou disse que as informações sobre a chapa majoritária da FPA me foram passadas pelo Carioca? Só tem ele de fonte no PT? Outro ponto: não acham que estão dando dimensão que não deveria ser dada, já que hoje ou amanhã, o PT vai deliberar sobre a chapa majoritária? No mais, não brigo com a notícia, meu caro presidente Ermício. E o espaço continua aberto. E os meus pêsames pela morte do seu irmão.

O jogo é jogado
A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) superou a fase de ser escolhida a candidata ao Senado. A mais difícil ainda está por vir: convencer os petistas a votarem nela para senadora.

Argumento que ouço
Como jornalista, brigo até com o Papa, mas não brigo com a notícia. O que mais ouço entre petistas graduados é uma mágoa por ela ter sumido da campanha do Marcus à Prefeitura de Rio Branco.

Citação mais ouvida
“Ela só apareceu na última semana, quando a campanha estava ganha pelo Marcus Alexandre, não dependerá de nós, a convencer os petistas a se engajarem na sua campanha, mas à ela”.

PSDC quer suplência
Quem me ligou ontem foi o presidente do diretório municipal do PSDC, Antonio Klemer, para dizer que o seu partido vai apresentar um nome para a primeira suplência do Senado da FPA.

Gelo na careca
O deputado Jonas Lima (PT) trate de colocar uma bolsa de gelo na careca. Jaime Costa, da Transterra, seu principal cabo-eleitoral, será candidato a deputado estadual pelo PSD.

Ato de peso
Ontem, Jaime fez um ato público de peso em Mâncio Lima, reduto do Jonas Lima.

Só cobra criada
A FPA tem um tipo de chapa à Câmara Federa que espanta a adesões de concorrentes: Angelim (PT), Mâncio Lima (PT), Anibal Diniz (PT), César Messias (PSB) e Sibá Machado (PT).

Estruturas pesadas
Serão os puxadores de votos para a Câmara Federal da FPA. Todos com fortes estruturas de campanha e atrelados, de uma forma ou outra, à poderosa máquina governamental.

Luta hercúlea
Os demais candidatos da FPA a deputado federal terão uma luta hercúlea para entrar no jogo. Para começar a pensar em ganhar tem que dar uma largada com pelo menos 15 mil votos.

Para um bom entendedor……
Política você tem de ler nas entrelinhas. Na última entrevista da Perpétua Almeida (PCdoB), ela diz estarem bem “avançadas”, as conversas com o PT para ela ser a candidata ao Senado.

Muro baixo
Rio Branco é terra de muro baixo. Já dizia o saudoso senador Jorge Kalume: “segredo político, no Acre, não resiste a 24 horas”.

Não muda o rumo
O senador Petecão (PSD) diz saber que nas conversas de dirigentes do PSDB-PP-PMDB as suas orelhas ardem de críticas. Mas, rebate: “perda de tempo, não haverá a candidatura única”.

Campanha no Juruá
Sérgio Petecão vê as críticas com ironia: “enquanto falam de mim estava ontem em Mâncio Lima numa grande reunião política e colocando o meu nome para governador”.

 Ano difícil
O prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, se prepare para pagar advogados em 2014. A oposição juntou vários fatos e pretende acioná-lo por prática de improbidade administrativa.

Pelo menos dor de cabeça
Se o processo dará em alguma coisa é com a justiça, mas, que vai lhe dar uma tremenda dor de cabeça, principalmente, se os fatos alegados forem verdadeiros, isso vai e com certeza.

Sem falar isso
E sem falar que um fato puxa o outro e deverá levar o TCE para dentro da sua prefeitura.

Sempre em cena
Rolo grande esse para cima do prefeito de Acrelândia, Jonas da Farmácia, com um pacote de denúncias feias. Saí prefeito e entra prefeito e o município não sai da cena de escândalos.

Enquanto seu lobo não vem….
Enquanto não chega a campanha eleitoral, o governador Tião Viana fica pouco no gabinete. Ontem, ele esteve em Feijó e aproveitando para fiscalizar as obras finais da BR-364.

Quem não se comunica……
Essa sua presença nos municípios tem pesado muito a favor quando se trata de pesquisa de opinião pública. Como dizia o Chacrinha: “quem não se comunica, se trumbica”.

Instâncias a cumprir
Quem me ligou ontem foi o assessor Nepomuceno Carioca, para dizer: “no PT existem instâncias a serem cumpridas nas escolhas das candidaturas majoritárias: governador Tião Viana e o presidente do PT, Ermício Sena, quando se trata de deliberar sobre candidaturas majoritárias. E que as consultas a essas instâncias para as escolhas dos candidatos a Vice e ao Senado serão cumpridas”. Observação da coluna: em momento algum desmentiu que possa ser essa a chapa da FPA, com Léo Brito de Vice e Perpétua Almeida (PCdo B) para o Senado.

 

Compartilhar
Sair da versão mobile