Qualidade superior

A arquiteta Marluce Candida se superou. A ornamentação de Natal do Palácio Rio Branco e da Praça dos Povos da Floresta, inaugurada na noite de segunda-feira, com motivos sobre Chico Mendes, ficou muito bonita. Mais sugestiva, harmoniosa e colorida que a ornamentação do ano passado. Este ano houve ainda a inovação com a PMRB levando até o Calçadão do Colégio Acreano os motivos natalinos. A cidade fica mais colorida e insere a população no clima natalino. E vira ponto de encontro para quem vai ao Centro. Dá gosto de se ver.                       

Quem faz festa dá o banquete
Quando chegaram, em Brasiléia, os primeiros haitianos, religiosos e o governo, os saudaram como os coitadinhos do mundo que, enfim, chegavam à terra prometida. O secretário de Direitos Humanos, Nilson Mourão, chegou a ir a Inãpari, no Peru, buscar um grupo detido pelo governo peruano. Quem pariu Mateus, embale, sem reclamar. E não culpem nossos vizinhos!.

Grande hipocrisia
Tudo não passou de uma grande hipocrisia para a mídia. Basta ir à periferia de Brasiléia, Epitaciolândia, para ver centenas de famílias miseráveis e tão necessitadas como os haitianos.

Colaboração decisiva
Ao invés de se exigir que a migração cumprisse as normas internacionais, abriram a porteira, a notícia correu, o Acre virou uma rota de coiotes e agora isso fugiu do controle, é poço sem fundo.

Jogo de cena
Por isso vejo como jogo de cena a vinda de senadores para saber o que todos já sabem: não deveriam ter aberto a porteira e o governo não tem mais como bancar os custos da aventura.

“Não sei se ganha”
Ontem, conversando com uma figura petista do médio clero, ouvi a seguinte observação: “acho que a Perpétua Almeida não terá o engajamento petista como teria o Anibal Diniz”.

Não falou asneira
Todo mundo sabe que PCdoB e PT se toleram por terem interesses comuns. Quando a fonte coloca em dúvida o engajamento do PT na campanha é um alerta real, existem precedentes.

Um precedente recente
Na candidatura do Edvaldo Magalhães (PCdoB) ao Senado, a cúpula do PT entrou de cabeça na sua campanha, mas, a militância não teve o mesmo empenho, não passou despercebido.

Mais que a candidatura
Por isso, se a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) terá que conquistar além do que ser candidata única da FPA ao Senado, mas, sim a militância do PT, meta mais bem difícil.

Ouço sempre
Costumo ouvir sempre de petistas importantes que a Perpétua bate num teto e não amplia o bastante para se eleger. Citam a sua rejeição no meio evangélico por apoio ao movimento gay.

Desafios internos
Caso a Perpétua Almeida seja mesmo a candidata ao Senado da FPA, seus desafios serão mais internos do que externos, porque votos ela já mostrou que sabe bem buscá-los no povão.

Historinha dos 100 mil
Rola a historinha de uma briga por 100 mil reais envolvendo um advogado, um ex-prefeito, um prefeito e o dono de uma cooperativa. Pensam que as paredes não possuem ouvidos, né?

Meta 2016
O deputado federal Taumaturgo Lima (PT) não disputará a reeleição, mas, não deixa a política. A sua meta é ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, em 2016, e trabalhará nesse sentido.

Mídia fraca
Quem esteve na última visita à Cidade do Povo voltou encantado com a magnitude da obra habitacional, seja pela qualidade das casas, seja pelo alcance social daquele projeto.

Só quem mora bem
Só pode ser crítico de um projeto do porte da Cidade do Povo quem mora bem, porque, quem mora em áreas alagadiças, de aluguel, em casas de parentes, sabe o valor de uma casa própria.

Bem improvável
O PMDB vai de chapa própria para a Assembléia Legislativa. A lógica é fazer dois deputados estaduais. E será difícil tomar essas vagas dos deputados Antonia Sales e Chagas Romão.

 Dominou a mídia
O grupo formado por Petecão (PSD)-Henrique Afonso (PV)-Tião Bocalon (DEM), praticamente, dominou o noticiário da oposição, a aliança formada por PSDB-PMDB-PP, caiu no ostracismo.

Deu tudo errado
A estratégia do candidato ao governo, Márcio Bittar (PSDB), de trazer Petecão e Bocalon “pelo beiço” deu errada, e com a entrada de Henrique Afonso (PV) em cena melou de vez a hipótese.

Antenado com o povo
Foi colocar no blog uma reclamação dos moradores do Tropical sobre um bueiro que, bem cedo a equipe do prefeito Marcus Alexandre estava no local verificando o problema.

Fechando bem
Pela sua celeridade e cobrança da equipe é que Marcus Alexandre está bem na fita popular.

Voto qualificado
Todo mundo para votar bem deveria ver a qualificação do candidato. Você vota num nome que só faz um “o” sentado nu na areia e depois quer reclamar? O voto tem que ser qualificado.

Bom candidato
Fico otimista com a política quando vejo nomes qualificados disputando cargos eletivos. É o caso do Léo Brito (PT), candidato a deputado federal, preparado para exercer  um mandato.

Gavetas limpas
O presidente da Aleac, deputado Élson Santiago (PP), quer deixar as gavetas limpas de projetos até o próximo dia 12, quando a Casa vai entrar de recesso parlamentar.

Marcando de perto
O governador Tião Viana colocou o Major PM Oliveira, que é engenheiro, para morar no canteiro de obras da BR-364 e chefiar as equipes. Deu certo, o serviço está fluindo bem.

Fecha tranqüilo
Faltam só 19 quilometros para fechar os trabalhos de base e começar a fase de asfaltamento.

Boa legislatura
Não foi nada de excepcional, mas, também não foi dos piores o período legislativo que se encerra dia 12, com o recesso parlamentar. Um ou outro escorregão, mas que deve ser posto na conta do natural em política. Aconteceram debates interessantes, às vezes duros, mas sem sair para o campo pessoal. E política é assim: sem debate vira armazém de secos e nolhados

 

Compartilhar
Sair da versão mobile