Ele está de volta!

O ex-deputado federal Ronivon Santiago (PP) está de volta. Em outubro findou sua última restrição política. E deverá ser candidato à Câmara Federal pela aliança PP-PSDB-PMDB.

Chapa da morte
Conheço o Rony, não é tolo, se mexe bem na montagem de uma campanha. Não virá liso. Por isso, os demais candidatos da aliança, Flaviano Melo, Márcia Bittar, Jéssica Sales, se cuidem!.

Afasta candidato
É bom nenhum candidato a deputado federal marinheiro de primeira viagem, entrar nessa coligação PMDB-PSDB-PP se não tiver um mínimo de 15 mil votos ou servirá só de escada.

Canto da sereia
Não venham com o canto irreal da sereia que essa chapa fará mais de dois deputados federais.

Convite não atendido
A Chefe do Gabinete Civil, Márcia Regina, não atenderá ao pedido da dirigente do PV, Shirley Torres, para sair do partido e diz que, como fundadora, tem o direito de exigir o debate no PV.

Apoio à reeleição
Márcia Regina integra o grupo que quer o PV apoiando a reeleição do governador Tião Viana.

Zero de remuneração
Ainda sobre a nota no blog, Márcia manda informação que, não recebe um centavo por exercer a chefia do Gabinete Civil do Governo, optando pelo salário de Procuradora da PGE.

Filósofo dote
Até o Dote, verde das antigas, saiu da sua faze zen, filosofou e grafou uma frase para a Shirley Torres: “presidente, dirigente do PV, passam; os fundadores como eu, ficam”. Dá-lhe, filósofo!.

Rompimento oficial
No outro lado da disputa, o grupo do deputado federal Henrique Afonso (PV) lança hoje de manhã, na ACISA, a sua candidatura ao governo, oficializando o seu rompimento com o PT.

Acabaram as dúvidas
Com o ato de logo mais, acabaram as minhas dúvidas de que o deputado federal Henrique Afonso (PV) recuará de sua candidatura ao governo. Os fatos indicam que não haverá recuo.

Candidatura confirmada
Deputado integrante do grupo político do secretário da Fazenda, Mâncio Cordeiro, me disse que, como o blog divulgou, Mâncio será mesmo candidato à Câmara Federal, em 2014.

Tião Viana comunicado
Segundo o mesmo parlamentar, Mâncio Cordeiro, já comunicou ao governador Tião Viana a sua intenção. Não será boi morto! Entra sim, com chance concreta dentro do chapão do PT.

Presença é importante
Não há algo mais valioso no candidato que a sua presença física onde vai buscar os votos. O Tião Viana cultiva bem isso. Ontem, pegou o teco-teco e foi cedo para os municípios do Juruá.

Visitas constantes
Raro é o final de semana que o Tião Viana não está num município do interior fiscalizando obras, conversando com a população beneficiada, enfim, fazendo política e aparecendo.

Por isso é forte
A simbiose com os municípios o torna forte e reflete, positivamente, em todas as pesquisas.

Outro detalhe
E tem outro detalhe que os candidatos da oposição não estão atentando, com a Cidade do Povo pronta, as casas entregues, conclusão da Estação de Piscicultura e a BR-364 asfaltada na totalidade, seu cacife político vai ser muito grande no ano eleitoral. Sem falar que o Tião Viana disputará a eleição no poder. Se queira ou não, isso pesa muito. Quando se faz uma análise política tem que se levar em conta todo um contexto. E tem mais, em eleição majoritária o eleitor em sua quase esmagadora maioria vota no nome do candidato a governador e a senador, vota na pessoa, e não no partido. Ledo engano pensar o contrário.

 Há de fato
Cardeal do PT que estava no Juruá, me ligou ontem à tarde, e no rápido papo, fez a pergunta, e riu: “o Angelim não tem o mesmo perfil do César Messias para ser vice da chapa?”.

Mato com coelho
Angelim até aqui é candidato a deputado federal. Mas, a pergunta, feita por quem mexe o tacho, me deixou de orelha em pé: nesse mato tem coelho! Angelim é sinônimo de lealdade.

Correção náutica
Um político do Juruá fez ontem uma correção ao Tião Viana: “a bajola, canoa típica do Juruá, tradicionalmente, só tem o banco do piloto, ou o Anibal ou a Perpétua sobraria”.

Pesquisa na bajola
E perguntou irônico: “vão levar as pesquisas (Perpétua lidera) para a bajola?.               

Alusão à frase
É uma alusão a um comentário do Tião Viana na TV, de que ia botar os postulantes ao Senado, Anibal Diniz (PPT) e Perpétua (PCdoB), numa bajola, no meio do rio Juruá, para se acertarem.

Chapinha pronta
O deputado Luiz Tchê (PDT) promete apresentar na próxima semana a composição da chapinha dos nanicos, com vinte e quatro nomes, para a disputa da Câmara Federal.

Promessa a São expedito
Pelos nomes da lista, existem quatro de votos. O restante não enche uma cuia. Por isso é se pegar com o santo das causas impossíveis, São Expedito, para eleger um deputado federal.

Conta feita
Essa conta não pode deixar de ser feita: se não elegerem nenhum tiram uma vaga da FPA. Um raciocínio lógico. Os votos deixariam de ser somados ao chapão do PT e diminuiria a legenda.

Chapa montada
Quem apostou contra perdeu: a aliança Sérgio Petecão (PSD)-Tião Bocalon (DEM)- Antonia Lúcia (PSC), já montou chapa completa para deputado estadual e deputado federal. Estão com candidatos em quase todos os municípios. Para quem pegou o DEM sem estrutura alguma, o Bocalon deu uma bela arrancada, arrancada não é fácil pegar um partido no zero e estruturar em pouco tempo.

Até na oposição
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Élson Santiago (PP), vai fechando o ano legislativo em alta. Recebe elogios até dos mais duros parlamentares da oposição por ter imprimido o rigor na condução das contas do Legislativo. Cortou todas as gorduras. Pode não ter agradado uma minoria com saudade das farras do passado, mas, agradou a maioria.

 

Compartilhar
Sair da versão mobile