Serviço Geológico do Brasil faz monitoramento das águas subterrâneas no município de Cruzeiro do Sul

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) faz o monitoramento das águas subterrâneas em Cruzeiro do Sul. O trabalho iniciou em 2011 em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e com o Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa). Durante o estudo são analisadas a qualidade e a quantidade das águas de diferentes locais.

Em lugares públicos, como escolas, postos de saúde  e ginásios, são disponibilizadas áreas pela prefeitura para perfuração dos poços de monitoramento, que podem chegar a uma profundidade média de 150 metros. A partir da perfuração dos poços são instalados equipamentos, que realizam a leitura do nível estático (medição) de acordo com a variação climática.

“Quando o aquífero for melhor estudado, com mais detalhes, quando forem feitos os mapeamentos hidrogeológicos em escalas de detalhes, que nós vamos ter uma idéia do porte desse aqüífero , mas isso demanda tempo e essa resposta será dada ao longo dos anos”, explicou o geólogo da CPRM, Luiz Antonio Pereira.

As análises são realizadas de três em três meses, fazendo parte também o diagnóstico da qualidade química, bacteriológica e físico química da água. Os estudos são realizados à longo prazo e não tem previsão de conclusão.

 

Compartilhar
Sair da versão mobile