O senador Agripino Maia (DEM), durante a sua estada em Rio Branco, teve uma conversa fechada, de luz vermelha, com o ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) e pediu que, ele abandone a idéia de candidatura de governador e seja candidato a senador, fazendo uma dobradinha com Sérgio Petecão (PSD) ao governo. A fonte da coluna que teve acesso à conversa disse que tudo caminha para ter esse desfecho. “Tanto Petecão como Bocalon são receptivos à proposta”, revelou a fonte.
Ninguém entendeu
O deputado federal Sibá Machado (PT) até aqui jamais tinha tomado uma posição que fosse favorável à exploração política da oposição e daí que, caiu como uma bomba, a informação que assinou a proposta da deputada federal Antonia Lúcia (PSC) de fazer uma CPI da BR-364, que tem como único objetivo atingir politicamente o ex-governador Jorge Viana e o governador Tião Viana, justamente durante o período eleitoral. A Antonia Lúcia e a oposição estão comemorando, soltando foguetes. O que houve com o Sibá?
Olho no senado
Os principais dirigentes do PT acham que a candidatura do deputado federal Sibá Machado (PT) à presidência do partido não embute só um confronto com o governador Tião Viana, mas sim um sonho mais alto: se eleito presidente, exigir ser o candidato ao Senado da República.
Saiu do muro
O prefeito Marcus Alexandre que, a princípio tinha ficado neutro, entrou de cabeça na campanha de Ermício Sena à presidência do PT, pedindo votos dos cargos de confiança.
Questão de honra
Pelo que escutei ontem dos principais cardeais do PT, se trata de uma questão de honra a vitória do professor Ermício Sena, por ser o candidato dos irmãos Jorge Viana e Tião Viana.
Que maldade!
De uma figura do governo, ontem: “o Roberto da Princesinha, como candidato à Câmara Federal, pela FPA; pode não ganhar, mas vai zerar o estoque de bisteca do restaurante”.
Cânticos de Salomão
A deputada Marileide Serafim (PSD) diz ter ouvido a “voz de Deus” que, lhe disse: “assim como Davi venceu Golias, vencerás teus adversários e serás eleita deputada federal”. Aleuia! Aleluia!
Mensagens do além
Ontem foi um dia dos evangélicos receberem mensagens do além. Do Pastor e deputado Jamil Asfury (PEN), na Vila do Incra: “Deus usa o governador Tião Viana para mudar nossa história”.
Arcanjo da sinceridade
Outro evangélico, o deputado Denilson Segóvia (PEN), foi tocado pelo Arcanjo da Sinceridade: “quero confessar: ainda na oposição, aqui na Vila do INCRA, eu pedi votos para o Tião Viana”.
Ponto esclarecido
Num tira a limpo, o deputado Eber Machado (PSDC) negou ontem que o secretário Lourival Marques tenha demitido um aliado seu, como falara na Aleac, e revelou ser um equívoco.
Viajando nas nuvens
De uma pessoa próxima do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales: “o vereador Romário Tavares está viajando, o Vagner é candidato a governador e jamais a vice do Márcio Bittar”.
Várias candidaturas
O senador Sérgio Petecão (PSD) comentou ontem sua proximidade com Tião Bocalon (DEM): “é uma aliança de afinidade de quem defende a oposição ter várias candidaturas ao governo”.
Tese sem recuo
Para a coluna, Petecão reafirmou que a tese de várias candidaturas ao governo não tem recuo: “o Márcio Bittar pode ser candidato ao governo, mas terá de me enfrentar e ao Tião Bocalon”.
Armou e se deu mal
Sobre Márcio Bittar, Petecão avalia que, ele errou feio ao pensar que seria candidato único a governador pela oposição na marra, puxando as demais lideranças oposicionistas pelo beiço.
Todo mundo enganado?
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PSDB), uma espécie de porta-voz do Márcio Bittar (PSDB) no Vale do Acre, faz a seguinte leitura: “a candidatura do Márcio é a senador, escreva”.
Grande sonho
Com a minha experiência não me admiro nem um pouco da versão do prefeito André Hassem, de que Márcio Bittar já trabalha, em Brasília, uma aliança DEM-PSDB, para disputar o Senado.
Plantando sementes
Enquanto ninguém se entende na oposição, o governador Tião Viana esteve ontem nas Vilas do V e do INCRA entregando centenas de Títulos Definitivos aos moradores dessas áreas.
Deu sono
Quem foi ontem às solenidades do governo em Porto Acre saiu reclamando dos discursos longos e repetitivos do prefeito Carlinhos da Saúde, daqueles de fazer qualquer um cochilar.
Dormindo com o inimigo
O vereador Gherlen Diniz (PP-Sena Madureira) descobriu no MP que, a maioria das denúncias contra o prefeito Mano Rufino são protocoladas pelo seu vice Hermano Filho, num fogo amigo.
Não precisa
Quem tem um vice como o Hermano Filho não precisa de oposição, né Mano?.
Prensa nos camaradas
O deputado Eduardo Farias (PCdoB), na reunião com o Tião Viana, pegou uma prensa dos demais partidos da FPA que, estão exigindo os comunistas no chapão de deputado estadual.
Só o bônus?
Na avaliação dos demais partidos o PC do B não pode ter o privilégio de candidato próprio ao Senado, participar de chapão de deputado federal e ter chapa própria a deputado estadual.
Fórmula democrática
Será posta na mesa uma proposta para acabar com duas candidaturas ao Senado, com aval do governador Tião Viana: uma prévia entre os partidos da FPA definiria o nome do candidato.
Não é referência
Dirigentes da FPA acham que, pesquisa não pode ser a referência da escolha por ser um dado passageiro. Lembram que o prefeito Marcus Alexandre saiu quase do zero e venceu a eleição.
Tem lado
Pode-se até não se concordar com as suas posições políticas, mas ninguém pode criticar o deputado Jamil Asfury (PEN) por suas defesas do governo do PT. Político tem de ter lado.
Uma correção
O secretário do ITERACRE, Gleninson Figueiredo, não será candidato a deputado estadual.
Nunca se sabe
O temor ronda a cabeça dos candidatos a cargos eletivos pelo PSB, em 2014, depois do anúncio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, de que o partido entregou todos os cargos que tinha no governo Dilma. É um sinal que será candidato de oposição à presidência. Não vou dar o nome do santo, mas pode haver mexida na direção regional do PSB, no Acre.