Depois de recomendação da OAB/AC, Cine Araújo volta a veicular filmes legendados

O Cine Araújo retomou alguns filmes legendados a sua grade de programação, como já é possível ver no site da empresa. Segundo a programação apresentada no site do cinema, os filmes em cartaz, dentro das possibilidades, já estão sendo ofertados com as legendas, sendo que, inclusive, filmes que ainda estão na programação e que só eram ofertados no formato dublado, já contam com a disponibilidade da opção legendado.

A medida administrativa, que visava garantir o direito ao acesso de deficientes auditivos às seções de cinema, ao menos nos filmes internacionais, uma vez que se torna inviável a inclusão de legendas em filmes nacionais, talvez resulte numa maior oferta desse tipo de produto nas bilheterias, em que pese a afirmação dos estabelecimentos seja de que as próprias produtoras querem extinguir esse tipo de oferta, na contramão do sentido de acessibilidade tanto pregado atualmente em todo o mundo.

“Em um primeiro momento, pode parecer algo banal, simples. Contudo, tolher a possibilidade de alguém que já não pode ouvir de ter acesso a um cinema, para desfrutar de sua visão, configura, para esta pessoa, mais restrições do que a sua vida já lhe impõem e isso, por si só, é inadmissível. Esperamos que as empresas que operam no Acre entendam que quando se dispõem a oferecer um serviço, devem ofertar a todos os interessados, indistintamente”, destacou o membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/AC, Andrias Sarkis.

Para Marcos Vinicius, Presidente da OAB Acre, “o movimento das produtoras em remover os filmes legendados de cartaz, não pode  desrespeitar o direito dos deficientes auditivos de usufruir de um serviço (assistir a um filme legendado), por força de uma mera tendência comercial. Neste aspecto, aplaudimos a atitude do Cine Araújo em acolher a recomendação da OAB/AC, preservando, assim, a dignidade dos cidadãos portadores de deficiências”.

Entenda o caso

Na semana passada, a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Acre, através da Coordenação de Fiscalização expediu uma recomendação ao Cine Araújo para que ofertasse meios de acessibilidade para deficientes auditivos nas salas de cinema, no caso, com a apresentação de filmes legendados, já que estes haviam sido retirados da programação e substituídos apenas por filmes dublados.

Compartilhar
Sair da versão mobile