Os dez médicos formados no exterior que foram enviados para o Acre no último fim de semana pelo Ministério da Saúde começam a atender a população na próxima segunda-feira (23). Antes, eles participam de um processo de formação para conhecer melhor o sistema de saúde do estado.
Os médicos são de Cuba, Venezuela, Espanha e no grupo há dois acreanos, que se formaram no exterior e agora vão atuar em sua terra natal. Neste período os profissionais conhecerão hospitais e demais unidades de saúde e a maneira como estes serviços são oferecidos à população. Terão ainda informações sobre as peculiaridades da população de cada região, como doenças mais comuns.
Desses médicos, cinco vão permanecer em Rio Branco e atuar nas Unidades de Referência em Atenção Básica (URAPs) e centros de saúde.
Os médicos são do programa Mais Médico do Governo Federal, que destina profissionais de saúde a cidades e bairros onde há falta desses profissionais. Além dos cinco que vão ficar na capital, os outros vão atuar no interior do Estado, em cidades como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo e vão atender ainda os Distritos Sanitários Indígenas.
Na primeira etapa, cinco médicos brasileiros chegaram a capital do Acre, há doze dias. Todos os novos médicos foram apresentados aos servidores e levados às unidades de saúde para ambientação e começaram a trabalhar na última segunda-feira (9).