Gestores repudiam declarações de Antônia Lúcia

O Secretário de Estado de Segurança Pública, o Secretário de Estado da Polícia Civil e o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado do Acre vêm a público repudiar, com veemência, a manifestação da Deputada Federal Antônia Lúcia, contida na reportagem denominada “Antônia Lúcia atribui onda de violência a incompetência do Governo do Acre”, publicada no sítio do jornal www.ac24horas.com no dia 06.09.2013, referindo-se ao fatídico evento que culminou com a morte do Policial Militar Cleiton Lima de Aquino, que foi atingido quando impedia um assalto em uma loja do comércio de Rio Branco.

1. Toda a sociedade acriana, sobretudo os profissionais da segurança pública, encontra-se ainda em estado de consternação, haja vista esse lamentável episódio, que teve como resultado perda de duas vidas: a de um valoroso integrante da Polícia Militar e a de um jovem de nossa sociedade. Portanto, o momento não pode ser de oportunismo, com fins eleitoreiros e politiqueiros, ou de buscar culpados à custa do desrespeito e ofensa a pessoas e/ou instituições.

2. O Governo do Estado do Acre, por meio dos gestores de Segurança Pública, tem envidado todos os esforços no enfrentamento à criminalidade. Prova disso é que, já neste ano, foram presos e recolhidos 2.392 presos à Unidade Penitenciária Francisco de Oliveira Conde. Além disso, o Acre possui excelente taxa de elucidação de crimes contra a vida. Cite-se ainda que, recentemente, o Governo reconheceu à equiparação do risco de vida entre as mais diversas categorias profissionais dos policiais civis e dos policiais militares.

3. No entanto, a Segurança Pública é tema complexo, pois os problemas por ela enfrentados não se restringem à atuação dos órgãos policiais. A solução para tais problemas depende da atuação dos diversos órgãos e poderes da União, dos Estados e do Distrito Federal, cada qual na sua esfera de competência.

4. A Deputada Antônia Lúcia deveria ocupar-se em lutar pela criação de leis mais justas e adequadas à prevenção e a repressão à violência e à criminalidade. Ao invés disso, a parlamentar demonstra despreparo, na medida em que adota uma postura superficial, antiética e desprovida de sustentação e de conhecimento sobre o tema, preferindo utilizar-se de seu mandato e de alguns veículos de comunicação para atacar a honra de pessoas e instituições.

5. Temos consciência da grandeza do papel do Poder Legislativo para as questões sociais, e somos sabedores de que a conduta da citada parlamentar não traduz o proceder da Câmara Federal.

6. Portanto, reafirmamos a competência, o compromisso, a ética e a responsabilidade do Governo e de cada gestor ligado à Segurança Pública do Estado do Acre, que, na busca incessante pela paz social, não deixarão se abater por esse tipo de ataque leviano.

Ildor Reni Graebner
Secretário de Estado de Segurança Pública

Emylson Farias da Silva
Secretário de Estado da Polícia Civil

José dos Reis Anastácio
Comandante-Geral da Polícia Militar

Compartilhar