Petecão volta ao interior para ouvir comunidades

Luciano Tavares – redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com

Depois de percorrer na semana passada todos os municípios isolados do Acre para ouvir as comunidades na busca de soluções para seus problemas, o senador Sérgio Petecão (PSD) volta ao interior do estado nesta quinta-feira.

O senador visita as cidades ao longo da BR-364, entre Rio Branco e Tarauacá. Petecão começou sua agenda pelo município do Burjari, em reunião na Câmara de Municipal, com lideranças comunitárias e vereadores.

Na pauta, as principais reclamações da comunidade são: falta de acesso ao crédito bancário e regularização fundiária, ramais sem acesso e carência de políticas de esporte e lazer,

O presidente da Associação Fusão, no km-22 da Linha Nova, João Dias, reivindicou a recuperação de ramais e a documentação da terra. Segundo o produtor, a falta de acesso nos ramais tem prejudicado o escoamento da produção na região, sem falar na falta de regularização fundiária, que inviabiliza a vida do produtor junto às instituições financeiras.

“O que eu quero é que o senador traga solução para esses nossos problemas. Nós não temos ramais para tirar o produto e vender na cidade. Nossas terras não são regularizadas e isso dificulta a vida do produtor rural”, disse o presidente da Associação.

O vereador Nego Viana (PT) também pediu a regularização fundiária do Burjari, facilitação do acesso ao crédito, além de recursos para a recuperação de ruas na cidade. “O documento da terra um sonho meu, que sou da zona rural, e de todo mundo aqui como já foi dito. E nós também precisamos de recursos para construir  e fazer o trabalho de reabertura de ruas na cidade, porque a prefeitura não tem recursos”, disse o vereador do PT.

Coordenador da bancada federal do Acre em Brasília, o senador Sérgio Petecão se comprometeu em destinar emendas ao município, reunir os deputados federais e senadores acreanos para tratar sobre as reivindicações e prometeu ainda uma audiência no Ministério do Desenvolvimento Agrário para discutir a regularização fundiária.

“É bom ouvir as pessoas e é disso que a gente precisa se aproximar mais da população, dos vereadores porque são eles que sentem a necessidade de perto”, disse Petecão, que ficou surpreso com os repetidos pedidos de regularização de terras. “Eu que pensei que esse problema estava resolvido, porque pela propaganda que o governo faz a gente imagina que todo mundo já recebeu seu documento, mas eu me comprometo em tentar resolver essa questão em Brasília junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e também vou tratar de todos esses temas com a nossa bancada”, completou o senador.

Da reunião no Bujari, participaram quatro dos nove vereadores da cidade. Sérgio Petecão realiza suas visitas até o próximo sábado, quando se reúne com lideranças do município de Tarauacá.

Compartilhar
Sair da versão mobile