Focos de incêndio crescem quase 100% em relação ao mês passado no Acre

Os focos de incêndio no Acre cresceram quase 100% este mês em relação a julho. O alerta é feito a partir de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe),  que faz o monitoramento em todo o país por meio de imagens de satélite. Até agora são 105 focos contra 54 registrados durante todo o mês anterior. Apesar disso, o número é menor do que foi registrado em agosto do ano passado, quando foram detectados 739 focos de incêndio no estado.

O que o Inpe mostra através de estatísticas já é sentido pelos acreanos. São vários incêndios na área urbana, como também às margens das estradas. Além disso, uma densa cortina de fumaça passou a cobrir o estado, principalmente Rio Branco, nos últimos dias. Segundo o Portal O Tempo Aqui, essa fumaça não é proveniente apenas de queimadas locais, mas também das que estão sendo feitas na Bolívia, de onde é trazida pelo vento.

A situação tende a pior nos próximos dias, já que não há previsão de chuva, o que favorece as queimadas. A semana começa com previsão de dias ensolarados e muito secos na capital e nas principais cidades acreanas.

Em junho deste ano, o governador Sebastião Viana (PT) decretou situação de emergência para Rio Branco, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil em razão da estiagem e da seca do rio Acre, que este ano atingiu o nível mais baixo (3,11 metros) dos últimos 40 anos.

Da redação ac24horas

Com informações do Inpe

 

Compartilhar
Sair da versão mobile