Prefeito Vagner Sales continua no cargo

Mesmo com a publicação da decisão do STF, Vagner continuará na prefeitura de Cruzeiro do Sul, porque ajuizou novo recurso e não transitou em julgado o seu caso na justiça eleitoral.

Trunfo jurídico
A sua banca de advogados, em Brasília, tem ainda um trunfo jurídico que, se não cassa a decisão criminal do STF, o manterá até o fim do mandato no cargo, é esperar os próximos dias.

Sei o que escrevo

Indo para o campo político. Não vou entrar em detalhes, mas pelo que ouvi ontem do prefeito Vagner Sales, é melhor para a campanha da FPA, em Cruzeiro do Sul, que, ele continue no cargo.

Muito perigoso

Tendo Vagner Sales fora da prefeitura, encarnando o papel de vítima, virando o cão na campanha contra a FPA é perigoso, ao contrário do que, ele ficar na prefeitura e neutro.

Pato novo
O presidente João Marcos Luz joga para a platéia ao dizer que o DEM não sairá do seu comando, apoiará Márcio Bittar ao governo e que, se Tião Bocalon quiser se filiar é para ser candidato a deputado federal. Errou em todas.  Bocalon será o novo presidente do DEM, disputará o Senado e apoiará Petecão (PSD) ao governo. Pato novo, João, mergulha raso.

Moeda que vale
O que pesou a favor do Bocalon para ficar com o DEM foi o fato de que, ele tem chance de ganhar um mandato de senador; e ter parlamentar federal, é a moeda que vale, em Brasília.

Não tem como
E o atual presidente João Marcos não tem nem como contrapor esse argumento. O DEM, no Acre, é cartorial, não tem um deputado estadual e nenhum representante na bancada federal.

Não muda nada
A candidatura de Tião Bocalon dá uma mexida no quadro da disputa do Senado. O primeiro é que a candidatura a senador de Gladson Cameli não correrá mais só na raia da oposição.

Continua candidato
Aliado do deputado federal Gladson Cameli (PP) me disse ontem que, ele não esperava outra candidatura na oposição, mas que isso não muda seu plano de disputar a vaga de senador.

Camaradas assanhados
A candidatura de Bocalon não mexe só no quadro da oposição. Mas, assanha o PCdoB e fortalece a decisão comunista de ter a deputada Perpétua Almeida candidata a senadora.                 

Quadro que favorece
Em recente conversa com o deputado Eduardo Faria (PCdoB), ele me disse que um cenário com várias candidaturas é visto com simpatia, favorece a candidatura da Perpétua (PCdoB).

Cenário provável
O cenário que se desenha para única vaga de senador é a oposição ter como candidatos Gladson Cameli (PP) e Tião Bocalon(DEM); e a FPA, Anibal Diniz (PT) e Perpétua (PCdoB).

Ninguém acredita
Conversei com vários dirigentes do PT sobre a anunciada candidatura do deputado federal Henrique Afonso (PV) a governador, e não encontrei um que acreditasse nessa hipótese.

Nada que um cafuné
Segundo um deles, um cafuné, um diálogo com o Tião Viana, o fará refluir dessa idéia.

Ruas do povo
Como o programa Ruas do Povo vem sendo executado nessa segunda fase, com obras de qualidade (diferente da primeira etapa), vai dar uma bela bandeira ao governador Tião Viana.

Romaria política
Esse movimento que dirigentes de partidos nanicos estão ensaiando de pressionar o governador Tião Viana por mais espaços não terá sucesso, o governo está no limite.

Decepcionado com a política
O deputado Jonas Lima (PT) está amargurado e decepcionado com a política, nota logo quem com ele conversa, e pelo visto, deverá levar avante o propósito de não disputar a reeleição.

Maior tranqüilidade
Dos candidatos ao governo, Petecão é o que tem maior tranqüilidade para disputar a eleição, por um motivo prático: se vencer, ganha o governo; se perder, terá ainda 4 anos de Senado.

Reclamações pipocando
Parece que, acabou a lua de mel entre os moradores dos bairros periféricos e o prefeito Marcus Alexandre, toda semana pipoca manifestação contra a PMRB em várias comunidades.

Caixa baixo
E essas manifestações pegam Marcus Alexandre num momento financeiro difícil, o caixa da prefeitura da Capital está baixo, reflexo da crise econômica nacional e seus reflexos no FPM.

Barbosa e o mensalão
A figura do presidente do STF, Joaquim Barbosa, vai entrar na história jurídica como um jurista de coragem, duro, e que acabou com a máxima de que, quem tem mandato não é condenado.

Fato preocupante
O deputado federal Márcio Bittar (PSDB) é jovem, preparado, bom discurso, mas quando se trata de candidatura majoritária, ele não aglutina, e isso foi fatal quando ele disputou a prefeitura da capital.

É outra história
Quando se disputa vaga de deputado federal e deputado estadual, áreas aonde Márcio  já foi vitorioso é uma coisa, não precisa tanta aglutinação de forças, mas no majoritário é essencial.

Barrigada jornalística
No jornalismo, antes de você dar um fato como definitivo, principalmente, na área jurídica, há que se ver se cabe recurso para não dar barrigada, como no caso do prefeito Vagner Sales.

Por Luis Carlos Moreira Jorge

                                                    

                                              

Compartilhar
Sair da versão mobile