O prefeito Jonas Dalles, da cidade de Acrelândia, município localizado a 104 km da capital, não compareceu a posse de novos conselheiros do Conselho Tutelar. Ele foi representado pelo secretário de gabinete. A ausência do prefeito foi criticada pelas autoridades que vieram de Rio Branco.
Jonas responde a processo que se arrasta em segredo de Justiça por suposta tortura, sequestro e carcere privado a um menor. O caso aconteceu antes de sua eleição.
Estiveram na solenidade o presidente da Ascontac e Chefe da Divisão dos Direitos Humanos, Jota Conceição, autoridades militares, políticos, a diretora da escola Novo Horizonte, Marlene Brito, a representante da Igreja Católica, irmã Gracita, além de familiares dos novos conselheiros.
A presidente da Comissão Eleitoral, Profª Socorro Lima, falou da magnitude do momento e disse ser muito triste uma ocasião como esta onde estavam sendo empossadas conselheiros eleitas pelo voto popular e responsáveis por um trabalho que é relevante ao Município o Prefeito e a secretária de Assistência Social não se fazerem presentes.
“O Conselho Tutelar é um órgão fundamental para o desenvolvimento social da infância e juventude do município”, destacou Socorro Lima.